Até onde os pais devem ajudar nas lições ?
 
             Penso que no mínimo possível !  - Mais vale um aluno que tira seis sozinho do que outro que tira nove á quatro mãos !
              Os meus pais não interferiam,  a minha mãe só tinha até o segundo ano primário, pois a guerra se encarregou da interrupção. Ela era muito inteligente e conseguiu aprender muito sozinha, tinha sede de saber.  Não falava português, não conhecia a História do Brasil, fazia contas simples e não poderia nos ajudar . O meu pai trabalhava muito e chegava à noite cansado. Quem tirava as minhas dúvidas era sempre o meu irmão.
              A minha filha Verônica me disse que aprendeu frações comigo, e eu nem me lembrava mais disso. No quadro que eu havia pendurado na garagem para que eles brincassem de escolinha.
              Nunca fui de interferir , mas respondia quando os meus filhos me perguntavam . Acredito que as pessoas devem ser motivadas a raciocinar, e com muito tato, cada um tem seu próprio sentir. A minha esposa seguia pela mesma linha, ajudava sem por a mão.
              Esse tema tão simples tornou-se um bicho de sete cabeças para muitos, mas que na verdade não tem sequer uma cabeça - Complicam tudo sem necessidade .
              Sempre vi pais pegando na mão do filho para escrever ou desenhar,   que todo mimado se deixava levar, isso não está certo. A criança tem que levar bronca da professora quando não faz a lição corretamente, isso faz parte do aprendizado da vida , ou pensam que só se ensinam as disciplinas da grade escolar ?  E quando se tornar um adulto ? -  Levará um serviço incompleto para o gerente da área , dizendo; " Só sabia fazer até aqui..."  ? - Óbvio que não !
               A Escola é a primeira base social , quando não temos a proteção da família, aonde nos deparamos com indivíduos de outros núcleos, e é ai que aprendemos.
               Os professores são chamados de educadores, pois eles são , com os limites normais e cabíveis. Gosto dos que escrevem em vermelho sobre o erro , isso é correção, não os que já traçam um "x" de errado ou " c" de certo.
               Como já disse algumas vezes,  servi de instrutor para os jovens colegas de trabalho, e nunca toquei o teclado de nenhum deles, sentava-me ao lado e sempre falando baixo ( importante), incentivava o avanço através de perguntas, seguido de um  " Ok",  " isso mesmo",  "ótimo", e sem carnaval . Como um instrutor de auto-escola .  Explicar os "porquês " é fundamental, nunca se deve dizer " é assim e pronto", de jeito nenhum !
                Navegação em Sistemas tem muitos atalhos, mas isso nunca se deve ensinar a principiantes , a quem está aprendendo, só para os que já sabem e dominam, senão matam os "porquês" , os quais me referi agora pouco.


 

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 26/02/2019
Reeditado em 26/02/2019
Código do texto: T6584936
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