O CÂNCER PAIRA SOBRE MIM, NÃO A BURRICE
Ysolda Cabral 



Todo mundo sabe que não gosto e nem entendo de política, mas isso não significa que eu seja alienada, desinformada e burra. O fato é que estou muito indignada e brava com essa '' reforma da previdência'' e/ou ''nova previdência''. Querem mesmo penalizar o povo brasileiro pelos rombos que fizeram e continuam fazendo nos cofres da nação. Favorecer com essa reforma a classe empresarial é uma indignidade sem precedentes. Será que os que votaram nesse ''‘presidente’'' que aí está, ainda estão confiantes no governo dele? - Jesus, que horror! O que será de nós e de nossos filhos? Será que o Congresso Nacional vai concordar com tanta pouca-vergonha e falta de humanidade? Será que já não basta tudo o que temos sofrido por conta de político corrupto e de governo desonesto?

- Ah, estou muito, muito revoltada! Eu, por exemplo, comecei a trabalhar com 14 anos, me aposentei aos cinquenta e poucos, e continuei trabalhando porque a minha aposentadoria não paga as minhas contas, mesmo que as reduzisse ao máximo. Graças a Deus não tive o meu contrato de trabalho interrompido e isso significa que continuo com todas as obrigações trabalhistas, exceto os direitos. Por exemplo: no próximo dia 11 de março entrarei em sala de cirurgia para fazer uma histerectomia que poderá ser ampliada, dependendo do resultado da biópsia que será feita na hora por um patologista. Pois muito bem: independente do resultado e dos tratamentos que porventura eu venha a precisar, terei que estar de volta ao trabalho em quinze dias. Caso contrário, não terei como pagar as minhas contas no final do respectivo mês, pois apesar de contribuir com o INSS, não tenho nenhuma cobertura do mesmo e ficarei sem salário. A minha sorte é que, no período, já tenho direito a férias e posso antecipar e aí terei quarenta e cinco dias para me recuperar e voltar ao trabalho. – Não é revoltante?

– Pois é! Quanto ao FGTS, esse me ajuda, principalmente nos primeiros meses do ano, quando temos que pagar uma porção de impostos a mais. – E querem tirá-lo daqueles que nem sabem se conseguirão um dia se aposentar, caso essa reforma seja aprovada?

– Endoidou todo mundo, foi?

 
**********

Apenas Ysolda
28.02.2019