Cabral e Colombo, como eram ?
 
           Cabral era um fidalgo, nascido em uma família rica,  mas como era o segundo filho, não receberia herança.  Assim como o seu pai, também se casou com uma mulher rica e influente, e por isso dizem que deu o "golpe do baú".  Se isso é verdade ou não,  deixo para o "Leão Lobo" contar, prefiro acreditar piamente que rolou uma paixão "daquelas".
            Sabe-se com certeza que tinha 1,90 m , igual ao seu pai ( chamado de gigante na cidade ) , e era muito mau humorado,  também ambicioso , inteligente e audaz,  amava o mar e o que poderia descobrir.  Só não viajou mais por causa de ter brigado com o rei Don Manuel , que nunca o perdoou ( também nunca pediu desculpas), bem que se diga.  O motivo foi a escolha de outro navegador para uma grande viagem ( Vasco da Gama) , e sentindo-se traído foi tirar satisfação.
             Mesmo assim, o rei sempre reconheceu seus feitos e os grandes serviços prestados à coroa portuguesa, e o recompensou muito bem até o final dos seus dias.
             No descobrimento do Brasil ele sabia muito bem a direção, pois já se conhecia bem a cartografia, e as técnicas de navegação, além de ser um grande navegador.  Foi uma empreitada de alto custo, com 1300 homens em 11 naus, e 2 caravelas, isso não se dava nas mãos de qualquer um, ainda mais que ele era relativamente novo , tinha 33 anos.
              Em 1906 o Brasil quis trazer o seu corpo, e até que os portugueses entenderam perfeitamente, mas ao abrir a sepultura , haviam oito ossadas ;  ele, a mulher e os seus filhos, e todos grandes, tornando a identificação impossível para a época, e acabaram deixando eles por lá mesmo , afinal foi onde escolheu ficar.
              Colombo era de família humilde, o que se sabe dele são escritos dos seus filhos, Fernando e Diogo, ambos fãs do pai, então ocultaram os podres, mesmo assim podemos dizer que foi um grande navegador,  pelo que li, ainda melhor que Cabral, mais experiente.
               Filho de um comerciante de tecidos de Gênova, saiu cedo de casa e aos 14 anos já era grumete em navios, e quando chegou à América imaginou haver chegado às Índias pelo Ocidente, apesar de saber que a Terra era redonda não imaginava que houvesse um continente no meio do caminho.  Tinha conhecimento náutico avançado e conhecimento de cartografia, além de ser um lider nato,  não era tão nervosinho quanto Cabral.
                Tinha uma altura pouco acima da média ( para a época) , o que hoje seria 1,70m , era bem claro de cabelos e olhos, e era sardento,  características mais de italiano mesmo, provavelmente usava protetor solar .
                 Teve um filho de um romance com uma moça chamada Beatriz,  uma moça simples , com quem teve um filho chamado Fernando,  mas ele ainda estava solteiro . A moça sofreu muito, e criou o filho como pode,  mas Colombo a reconheceu  e a recompensou com uma paga de 10.000 marevides por ano, enquanto vivesse ( moeda de alto valor), cunhada em ouro ou prata,  uma baita grana.
                  Tanto Cabral quanto Colombo morreram quando tinham seus cinquenta e poucos anos, era a média da época,  e estavam ricos com o que conseguiram .
               
            
          


 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 05/03/2019
Reeditado em 05/03/2019
Código do texto: T6590514
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.