" Country Roads" e os nossos sertanejos .

Há dias em que acordamos com uma determinada canção grudada no cérebro, e hoje os acordes de "Country Roads" - John Denver, veio me perseguir .

Quando colocar o CD para rodar ou talvez ouça no "You Tube", isso passará, pois terei ouvido a canção por inteiro e acompanhado a sua letra cantarolando junto.

Gosto do "country" americano, porque apesar de ter um lado pop, não perdeu as raízes do campo, e isso é uma crítica ao nosso sertanejo, que anda se parecendo com muitas coisas , menos com música raiz. Há muito de guarânia paraguaia, rancheiras mexicanas, pop romântico, brega de boate, muita gritaria de "vamos bater as mãos, coleguinhas", "é na ponta da bota ", sofrências ou remelexos múltiplos, mas música do campo mesmo, praticamente nenhuma. Outra crítica, é quanto as letras, igual ao que acontece no pagodes, são muito fracas, vocabulário pobre e extremamente comerciais.

Algumas falam de " meu bebê ", se referindo a uma garota, e eu acho horrível isso, o tipo de coisa que pra mim não cola, é feio, parece que diminui a mulher , a deixa submissa, algo assim que não sei explicar direito.

Tem uma outra que diz; " Estou indo embora / Por favor não implora / porque homem não chora...", de um cara que parece um hindú sem turbante com nome espanhol " Pablo", uma sofrência danada , música de bordel em final de noite. A música fala de um cara que culpa a mulher pelo término da relação, e faz "aquela " chantagem emocional dando uma de coitadinho, com uma letrinha miserável.

Tem o Rio Negro e Solimões, um de estatura média que parece um gigante perto do outro, que é quase anão, parece o boneco do ventríloquo de tão pequeno, mas fica pulando o tempo todo ; " Alô galera bate a mão e bate o pé...", e até que é legalzinho, animado, mas nada tem de sertanejo , é coisa de quadrilha de festa junina.

O Bruno e Mahoney é engraçado, só um canta como se as tripas fossem lhe sair pela boca, e o outro só move os lábios e toca .

Gente de qualidade também tem e posso mencionar o " Chitãozinho e Chororô, Almir Sater, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Victor e Léo que também tem coisas muito boas, como aquela ;" Vida boa, sapo pulou na lagoa...", que é bem legal, e aquela ; " Deus e eu no sertão ". Gosto do Zezé di Camargo e Luciano, mesmo não cantando 100% sertanejo, mas guardam algo de raiz em algumas canções, e são muito afinados.

Me lembro do Pena Branca e Xavantinho acompanhando o Milton Nascimento em " Cuitelinho", e é a coisa mais linda, chega a arrepiar ..." Cheguei na beira do porto onde as ondas se "espáia" / As garças dá meia "vorta" e senta na beira da praia / E o cuitelinho não gosta que o botão de rosa caia, ai , ai..." - ( Cuitelinho é um beija-flor).

Pronto, agora chega...só por casa do " Country Roads" me veio um monte de coisas na cabeça...

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 24/03/2019
Código do texto: T6605959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.