Granada.

           Nada tem a ver com o artefato explosivo,  mas há um porquê para essa estranha comparação, o formato da fruta " granada" ( romã).
           A palavra de origem espanhola e que dá nome a linda cidade andaluza de " Granada", se refere a cor grená , e por isso a fruta romã se chamar "granada" em espanhol , pela coloração do fruto, que é abundante e muito doce nessa região ibérica.
            A cidade é o berço do poeta " Federico García Lorca ", morto pelas tropas franquistas ainda no início da Guerra Civil, pego por engano por soldados ignorantes, e pelo que se sabe até o general Franco ficou irado quando soube dessa morte estúpida , já que o poeta era um intelectual e dramaturgo consagrado que nem sequer era revolucionário.
              A cidade foi reduto mouro de califados na península por quatrocentos anos, e teve que ser reconquistada pelas reinos cristãos de Aragón , Castela ( onde está Madrid, hoje) ,León e Navarra , então hoje a sua arquitetura mescla duas culturas bem definidas.
               O compositor e maestro mexicano Agustín Lara a homenageou ao piano, compondo a famosa canção " Granada", em meados do século passado, e curiosamente nunca esteve na cidade de Granada, mas quem ouve a canção se encanta , parece que esteve em todos os cantos percorrendo as suas ruas e a "Sierra Nevada" ( foto), que guarda a cidade.
               Eu nasci bem próximo de lá, também sou andaluz e tudo isso faz parte das minhas origens. 
              
            


 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 25/03/2019
Reeditado em 25/03/2019
Código do texto: T6606843
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.