AS ABELHAS

AS ABELHAS
Há poucos dias assistimos várias reportagens em canais de TV sobre a importância das abelhas na produção de alimentos para humanidade. As abelhas, naturalmente são as que mais visitam as flores afim de extrair o néctar para alimento das colmeias e assim fabricar o mel e estocá-lo para o futuro da espécie.
Mas, o que assistimos foi uma verdadeira chacina de milhões da abelha por agrotóxicos nas lavouras, exatamente onde este inseto sociável visita para extrair o seu alimento e dali impregnar-se de pólen que levará a outras culturas e aí acontecer o milagre da fecundação cruzada entra as espécies vegetais frutíferas ou não para produção de alimentos disponível para a humanidade.
Estes irresponsáveis que só pensam nos seus silos cheios de grãos para exportação, não estão nem um pouco preocupados com o resultado de suas ações maléficas.
Se eles ainda não sabem, precisam entender do papel deste inseto em nossa vida. As plantas possuem flores, e maioria precisa de insetos para sua polinização. Não só as abelhas,mas também vespas, borboletas, mariposas e moscas, principalmente.
Existem plantas a que chamamos de hermafrodita, não precisam de visita de abelhas para polinizarem. Elas possuem gineceu(órgão feminino)e androceu (órgão masculino) e se autopolinizam, é o caso do mamoeiro, tomateiro e outras. Mas a maioria, como as cucurbitáceas (abóboras, pepino, chuchu, melão, melancia) possuem flores masculinas e femininas numa mesma planta e precisam da visita de polinizadores) é a polinização cruzada, e outras tantas que se comportam como tal. Para se ter uma ideia da importância da visita de um inseto polinizador em uma flor, basta isolarmos uma planta de cucurbitácea com uma tela fina, ela não produzirá frutos porque não vai receber pólen de uma flor masculina
As reportagens das TVs, a afirmativa de que a humanidade pode sucumbir com ausência de insetos é verdadeira, pois sem a polinização, não haverá frutos, nem abóbora, nem melão, nem maçãs, nem soja, nem milho, nada.....a humanidade perecerá. Não terá alimentos.
Então, pergunto aos usuários de agrotóxicos, até quando vamos ingerir veneno que os senhores jogam nas lavouras...Até quando os senhores vão matar milhões de abelhas usando agrotóxicos em suas lavouras e aumentar o índice de pessoas com câncer. Até quando o Ministério da Agricultura vai continuar liberando esses agrotóxicos para esses mega produtores de alimentos e morte ao mesmo tempo?
Em fim, nós falamos, denunciamos, e pouco ou nada fazem para coibir estes abusos. Onde vamos parar?