Imagem Google

 
O AUTÊNTICO SÃO JOÃO ESTÁ PERDIDO  
Ysolda Cabral 


Acordei cedinho como de costume e fui dar um giro pela Internet antes mesmo de me levantar.  Li algumas notícias que, de tão repetitivas,  já não interessam. Percebi a "guerra" política  mais acirrada entre as pessoas que antes se diziam amigas, - uma tristeza! Então, resolvi me ater as fotografias e vídeos juninos. - Ah, quanta beleza e alegria! Passei um tempão nesses álbuns virtuais lembrando de quando jovem, lá na minha Caruaru, vivia essas festas junto  com toda a minha família. Mamãe, com a ajuda de papai e a nossa, seus cinco filhos, fazia deliciosas comidas de milho - a canjica e a pamonha de sabor inigualável, inclusive. A fogueira, na frente da casa de terraço grande em L, todo enfeitado de bandeirinhas, confeccionadas por nós no maior zelo. Nossas roupas coloridas florais, matutas e femininas nos davam graça e alegria - quadriculadas só mesmo as dos homens. A simplicidade dava o tom de leveza, autenticidade e nos fazia parte de um todo  chamado felicidade. E, quando papai soltava os fogos de artifícios "Estrelinha," para o nosso deslumbramento, sabíamos ser chegada a hora de dormir e sonhar sonhos bons. 

De volta às fotografias e vídeos virtuais,  vi tudo quadriculado... -  Por onde ficaram a delicadeza e a beleza dos florais das roupas femininas nas festas juninas?! 

Tudo tão igual e tão diferente!  - Até o forró é dançando com  "sofrência" e as quadrilhas parecem dançar danças portuguesas, ou,  seria alemães? 

- O autêntico São João está perdido. 

*********

Apenas Ysolda
Uma pessoa que chora e ri de alegria, 
tristeza,  ou saudade sem pudor.
www.ysoldacabral.blogspot.com.br