Sem máscaras
 Dói no peito saber que nem toda felicidade e amizade podem ser sem máscaras. Como escrevi em um dos meus textos: “A felicidade se oculta quando a buscamos com egoísmo. Para ser feliz de verdade é necessário ser verdadeiro é preciso viver a verdade, viver em benevolência ativa, amando-se e fazendo os outros felizes, ela tem que ser passiva em bondade sentindo amor pelos outros”.

Mas será que somos assim ou estamos sempre com máscaras? A amizade não é diferente, ela pode ser sim, sempre uma fonte de renovação quando aquele que tem verdadeira amizade por alguém quando não se deixar levar por “diz-que-diz-que”. A amizade  pode ser uma fonte quando enxergamos verdadeiramente nossos erros quando não somos injustos, ninguém tem o direito de exigir confiança ao um amigo se você não tiver em si próprio.

Dizemos que a amizade é um tesouro, porém nem sempre as pessoas sabem conservar o tesouro que tem. Não tenho uma porção de amigos, tenho sim, ótimos companheiros.  Amigos são aqueles que confiamos plenamente, que sabemos que eles são seguros em suas palavras e que são capazes nos trazer essa mesma segurança, que nos elogia sem a gente precisar pedir, que nos cutuque para que fiquemos atentos, que nos chacoalhe quando estamos adormecidos em sonhos acordados.

Porém muitas vezes somos acordados por nossos inimigos, pois eles com suas maledicências nos fazem colocar os pés no chão, transforma o nosso coração em feridas, arrasam a nossa alma, mas mesmo assim nos acorda. Enxergando que a maldade existe, dissimulam-se como bonzinhos e nos mostram, como somos frágeis e como nos enganamos ás vezes com qualquer palavra bonita.

A verdadeira amizade ela não é exagerada em elogios, ela franca, límpida e não se desfaz facilmente com uma primeira briga, ela sabe compreender e não se magoa por qualquer coisa. A verdadeira amizade pensa o porquê do erro do amigo, o que fez, e onde errou sem ataques, sem crueldade. Dói em mim, saber que nem todas as pessoas são capazes de valorizar o que temos de melhor e sim olhar somente o que temos de pior.

Ter amizade verdadeira é saber conservar e valorizar tudo que se tem sem máscaras isso é uma arte humana. Ter amizade verdadeira é saber confiar em si próprio, é ter segurança, é não ter que se utilizarem máscaras para poder ter um amigo. É saber usar a inteligência, é saber valorizar a amizade, é ter a capacidade para ser amigo e ter um.


10/10/2005