Como apagar fogo doido

Sua piromania era controlada. Estudava muito para criar combustão controlada. Utilizava argila úmida e conseguia efeitos triplos de luz primitiva. Num momento de baixa estima, pensando em largar esta para melhor, resolveu inventar uma porta abstrata, dar sentido as coisas e a própria vida. Largar o suicídio pela piromania positiva.

Botou na cabeça isto de possuir "solução nova" para apagar incêndios: “apagar o fogo intenso, com jato de areia, além de controle dos níveis dessa umidade da areia; fortemente atingindo as bravas chamas, na tentativa de lhe retirar a combustão”.

A ideia era esta. Talvez algum milionário Inteligente lhe desse atenção. – Vamos ver se é possível, prático e tudo o mais. Máquina simples de propulsão com níveis, utilizada para polir. Atacar fogaréu com jato de areia de cima para baixo. Drone para tudo. Sufoca o fogo e umedece a terra. Sobraria cheiro de enxofre no fim.

Pois parecia polida a ideia, sobretudo inexistente. Recordou o fogaréu castigando parte da área litorânea. O colossal incêndio do Taim, este Pântano insondável ardeu por vários dias.

Estávamos no Hermenegildo que dista quilômetros do Taim. A praia fora tomada por gigantesca nuvem de mosquitos. Foram trazidos pela fuga e pelo vento. Como o tempo passou excluiría ter sido "praga bíblica", morreram os insetos achatados na areia bela e úmida do mar. Restou no litoral aquele enorme tapete negro de mosquitos. Sorte grande pelo fato de terem sido liquidados sem endemias como dengues e chikungunyas.

Gastou dias debruçados no engenho. Redigindo, desenhando a criação que ajudaria o mundo a salvar vidas. Enfim: controlar o fogo em sinistros graves é tarefa para herói. Na desgraça os homens de bem deliram soluções, por sorte o racionalismo propõe um exame. Redigiu: "Para estudo de como obter êxito no combate ao fogo em grandes sinistros". Com jato de areia além com vários tipos de controles de níveis de umidade desse material. A areia rápida e incidida fortemente atingiria as bravas chamas, retirando-lhe a combustão.

Era apenas um projeto que parecia já existir de verdade. Para expelir sobre a área do sinistro forte quantidade de área fina, de chofre, diminuindo a resistência da combustão até a exaustão.

Certa exaustão do fogo terrestre na combinação de fatores já conhecidos num determinado plano de ação. O bombeiro Mirandinha riu dizendo que a ideia poderia dar certo, e se desse errado, produziria copos de vidro na paisagem. Alegre insinuação do Tenente conhecedor dos hábitos de cerveja do bem intencionado inventor.

No caso de fogo no litoral torna-se sensato abrir canais nas dunas para também jogá-las sobre o fogo.

A folha da figueira verde deve ser estudada para apagar por abafamento devido ao fato desta planta suportar (bela verde folha) razoável tempo sem que arda pela ação do isqueiro, por exemplo. Depois trescala o suave aroma que encanta até mesmo os impactos da poluição. Produzida através da produção excessiva de carbono sobre a atmosfera talvez libertasse os pulmões dos combatentes e demais seres ao redor.