Vladimir Putin acorda com uma manifestação do Além

BLOOOOOMMM!!! Estrondosa explosão e imenso clarão são deflagrados naquele enorme quarto no Kremlin, em Moscou, capital da Rússia, em plena madrugada, fazendo pular um metro acima da cama seu mais famoso e controvertido inquilino – o presidente Vladimir Putin.

Quase nocauteado e ainda meio tonto tenta levantar a cabeça e abrir os olhos diante de tanta luz... Consegue divisar duas pessoas em pé perto dos pés da cama...

Putin – Como vocês entraram aqui?!?

Nikita Khrushchev – Para nós não existe parede nem porta fechada! Estamos aqui com uma mensagem do Além!

Putin – Do Além?!?

Nikita – Fica quieto! Já aproveito para apresentar-nos. Sou o Nikita Khrushchev. Governei a União Soviética de 1955 a 1964. Morri em 1971. Ao meu lado está Leonid Brezhnev que governou a União Soviética de 1964 até a sua morte em 1982.

Leonid – Putin, tu estás “pisando na bola”...

Putin – Pisando na bola?!?

Leonid – Exatamente! Impedindo que o “jogo da vida” aconteça na sua fluidez e plenitude – o que tem desagradado muito toda a Corte Celeste –, que logo se voltará contra ti, tornando a tua vida impossível...

Nikita – Nós viemos do Purgatório para avisar-te. É um lugar fisicamente bem mais quente do que Corumbá, Cuiabá e Teresina, cidades brasileiras, cujas populações são muito alegres e musicais. Queremos chegar um dia a curtir o “calor humano” vivido por elas! Ainda estamos bem longe de merecer isso... Antes devemos penar, pagar pelos nossos inúmeros pecados. Cometidos justamente aqui neste país que todos chamam agora de Rússia e nestas tuas funções de presidente (quatro vezes) e primeiro-ministro (uma vez).

Putin – De que me acusam?!? Eu sempre fui eleito democraticamente...

Leonid – Ora, Putin... Não venhas para cima nós com maquiagens e mentiras. Temos o poder de lançar-te em todas estas paredes, nos seus quatro pontos cardeais mais o teto e o chão, quebrando todos os teus ossos. Respeita-nos!

Putin, que pela primeira vez está diante de um poder incapaz de contrapor-se, encontra-se mudo, pálido, paralisado, petrificado, apavorado... Parece uma estátua de cera, branco como um lençol.

Nikita – Recentemente no teu país, Putin, houve proibição de candidaturas independentes para as eleições locais. Cerca de sessenta delas para o Parlamento de Moscou foram rejeitadas arbitraria e injustificadamente...

Leonid – Aglomerações na rua, tornando evidente o direito humano de livre reunião e associação, foram reprimidas com violência policial descabida e centenas de prisões intempestivas. Tu podes nos dizer qual é a perspectiva dessas pessoas que seguem injustamente presas?!?

Putin não responde.

Leonid – Perante a Corte celeste, tu és o responsável por elas... E responderás por elas! Meu conselho, para a tua salvação, é que comeces a tirar da prisão todas essas pessoas com a mesma facilidade com que as colocaste lá...

Nikita – Putin, nenhum modelo que entre em contradição com os interesses da maioria pode durar. O abandono do bem comum não encontra substitutos que funcionem. Nossa União Soviética espatifou-se! Tu estás precisamente trabalhando por sua “reedição”... Com um país desse tamanho e população tão numerosa, trata-se de uma insensatez exponencial manter um sistema velho como esse de forma ditatorial, autoritária. Nunca leste livros de história?!? Existe uma sabedoria neles que não vemos em ti.

Leonid – Renuncias de forma renitente a solucionar os problemas reais com retoques cosméticos e demagógicos. Por quanto tempo pensas que conseguirás manter anulada uma cada vez maior oposição democrática?!?

Nikita – Responde!

Putin balbucia palavras inaudíveis...

Leonid – Donald Trump também agiu de forma gravíssima e inconsequente. No início de janeiro, assassinou friamente o general iraniano Qassem Soleimani, causando a maior confusão no Oriente Médio.

Nikita – Ronald Reagan e George Bush pai, nossos colegas de Purgatório, aparecerão no quarto dele, de madrugada, dessa mesma forma nos próximos dias, exigindo satisfações.

Leonid – Putin, muitos olhos e expectativas, que tu nem imaginas, estão postos sobre ti. Para um homem que se mostra tão determinado e corajoso, falaste muito pouco neste nosso encontro... Tens medo de quê?

Nikita – Voltaremos a te visitar em janeiro do próximo ano no dia do ícone da Mãe de Deus de Vladimir! Deste justamente este ícone de presente ao Papa Francisco quando o visitaste no Vaticano. Mantenha-te ligado. A oração é o melhor caminho. Ao retornar, queremos ver uma Rússia melhorada.

BLOOOOOMMM!!! Nova explosão, outro pulo da cama e uma neblina invade o quarto.