A borboleta
             que deixou saudade...


     1. No final de uma tarde de verão, Joaquim  descobriu Thalita trabalhando numa delicatessem, a melhor do seu bairro.
     Os olhinhos dela, vivos e fugitivos, levaram Joaquim a lhe fazer este galanteio: Thalita, menina bonita! Discreta ou tímida, ela não se mostrou abaladiça com o elogio que acabara de ouvir.
     2. Em outros encontros, sempre na delicatessem, Joaquim repetia: Thalita, menina bonita! Experiente, Joaquim sabia que as mulheres, depois de sucessivos elogios, quase sempre se rendem ao galanteador. Continuou insistindo nos seus galanteios. 
     3. Quando a encontrava frente a frente, chegava a lhe fazer carinhosas declarações de amor. Ela, entretanto, permanecia na dela...
     Joaquim resolveu apelar pro seu lado romântico, enviando para Thalita belas mensagens, com citações colhidas em poemas de poetas famosos.
     Somítica, monosilábica, ela se fazia de desentendida. Nem ligava para as súplicas amorosas do apaixonado Joaquim.
     4. Ele arriscou pedir-lhe o telefone, no que foi prontamente atendido. Pelo WhatsApp, Joaquim passou a mandar carinhosos recados para Thalita, surpreendendo-a com repetidos papos verdadeiramente apaixonados.
     5. Thalita, todavia, mantinha-se econômica nas suas respostas. Joaquim achava tudo muito esquisito. Queria saber o porquê do estranho comportamento da Thalita, que dele só recebia atenção e carinho.
     6. Para seduzi-la, ele transformou Thalita numa borboleta, com a concordância dela. Como uma borboletnha, Thalita passou a ser tratada por Joaquim. Adiantou pouco. Ela não se deixou encantar pelos "grunidos" amorosos de Joaquim.
     7.  Veio, então, aquele momento em que Joaquim viu que Thalita era apenas um sonho...Ou a dolorosa certesa de um amor impossível.
     Separava-os impedimentos de natureza canônica e jurídica. Para complicar mais ainda, uma larga diferença de idade. 
     8. Thalita foi deixando claro que seu admirador, o apaixonado Joaquim, não era o homem em que ela podia confiar seus anseios de mulher livre, nova e bonita. 
     9. Para Joaquim, Thalita virou uma doce companheira nas suas cruéis noites de insônias; nunca a mulher  que ele desejara ter nos braços, e, por que não, na cama...
     10. Colocou-a num cantinho do seu coração, tal como a conhecera naquela delicatessem, no final de uma tarde de verão. Para Joaquim, desiludido, Thalita passou a ser a borboleta que deixou saudades...   
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 16/03/2020
Reeditado em 22/08/2020
Código do texto: T6889332
Classificação de conteúdo: seguro