UMA GUERRA CONTRA O MAL OU UMA MISSÃO HUMANITÁRIA?

Há um momento extremamente diverso que parece nos consumir! Alguns ainda até se demonstram alienados! Outros bastante vulneráveis! E há quem ainda está com ânimo de “super-homem”, pois não acredita que possa algo de espinhoso acometê-lo, mesmo que tenha a alcunha de coronavírus. Muitos de nós somos céticos com o que nos semelha inédito! Mesmo que esse novo seja uma terrível enfermidade que pode até devastar a humanidade caso não adotemos as medidas necessárias. Alguns infelizmente, como na história bíblica de São Tomé, só creem vendo, sentindo ou tocando.

Pode inclusive ser que junto ao descrente, mesmo que veladamente, encerre a origem da convicção, mas ele ou ela até faz de tudo para provar que a situação não está como parece! Temos visões e percepções de todos os lados! Sem falar naqueles que simplesmente ao tomar conhecimento da situação já se apavoram e ajuízam que é o fim, ou que tudo vai acontecer com ele, com sua família e vizinhos também. Esses devem ser orientados e cuidados, por vezes, até por profissionais de saúde mental preventivamente para que sua atitude não se torne pior! Para o médico, polímata, Ibne Sina(Avicena,1937) “a imaginação é a metade da doença, a tranquilidade é a metade do remédio e a paciência é o começo da cura".

O mundo já vivenciou diversas epidemias em toda a sua história. A Europa e Ásia passaram pela Peste Bubônica ou a conhecida Peste Negra no século XIV. Que foi combatida com o avanço do saneamento básico, a conscientização de higiene das pessoas, o que também diminuiu o número de ratos e sujeira urbana. A Cólera originada na Índia, no século XIX, que contaminou as pessoas pela água e alimentos, foi combatida também com a higienização e antibióticos. Outra endemia no século XIX e XX foi a Tuberculose, conhecida como a Peste Branca. A doença se expandiu no mundo em razão do contato mais próximo entre todos durante as guerras mundiais.

Ainda houve a disseminação da Varíola ao final dos séculos XIX e XX em que houve milhões de mortos. Contudo com a descoberta da vacina, a doença fora erradicada. A Gripe Espanhola já no início do século XX contaminou o mundo á época. A vacina conseguiu conter o vírus que é permanentemente mutante. A despeito de tudo, ao mundo ainda sobreveio: Tifo, Febre Amarela, Sarampo, Malária, AIDS. Essas enfermidades todas ou foram erradicadas ou controladas através da atuação, da prevenção e da inteligência humana para conter e combater os seus agentes transmissores.

Agora, no século XXI, vivenciamos mais um enorme desafio! E é preciso mais do que nunca que ajamos com perspicácia, com pensamento prospectivo, ou seja, devemos nos lançar hoje com ação inteligente nesta batalha contra o inimigo invisível com nossos olhos sobre o futuro. Sabemos que a confiança absoluta e um inadiável compromisso assumido pode nos levar ao êxito em situações inimagináveis.

Esta não é simplesmente uma guerra contra o mal, mas indubitavelmente uma missão humanitária que incumbe a todos nós estarmos empenhados mais do que nunca todos por todos! E a nossa responsabilidade é simples, seja lavar as mãos com água e sabão, seja o isolamento social ou orientar os nossos sobre a melhor forma de se prevenir. O recolhimento pode não ser o ideal para a convivência humana, mas é o melhor a se fazer nessa ocasião que exige de nós uma postura totalmente incomum. Igualmente o ativista indiano nos lembra de que “nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 21/03/2020
Reeditado em 21/03/2020
Código do texto: T6893258
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.