AMOR AO ESTUDO DA PSICOLOGIA

O estudo da psicologia é uma das grandes alegrias que tenho encontrado na vida e uma das melhores realizações profissionais e intelectuais, porque tal empenho e prática tem me ensinado justamente a compreender o meu semelhante, sem fazer pré-julgamentos do que para mim é estranho e incompreensível. O aprofundamento no estudo dessa ciência me tem me ajudado a fazer distinções, ou seja, a fazer a saparatio alquímica do que integra o meu ser, daquilo que faz parte unicamente do ser de outra vida humana a fim de não me deslizar em simplificações e reducionismos. Na verdade, busco discernir o que faz parte dos meus conteúdos internos, dos conteúdos daqueles seres humanos que busco ouvir e dialogar. Dessa forma, consigo perceber o fenômeno do psiquismo de outrem com maior nitidez. É através desse universo da psique que tenho encontrado um sentido para a prática da escuta e para o exercício da compreensão de quem busca conhecer a si mesmo. Certamente, levo para minha vida cada conhecimento acerca dos meandros de nosso psiquismo e tenho carregado no bagageiro da minha memória cada descoberta, aplicando os saberes adquiridos em toda situação vivida no âmbito das minhas relações. Procuro também manter um espírito livre, uma certa abertura para o gerenciamento de novos conteúdos e ideias; e com isso, consigo me aperfeiçoar profissional, emocional e efetivamente, sem viver de preconceitos; mas, antes de qualquer coisa, fazendo o melhor para aprimorar a minha vocação. Hoje em dia, eu trago dentro de mim algumas preciosidades de conhecimentos da psicologia nos meus trabalhos como forma de ajudar no desvelamento das complexidades de outrem. A minha intenção é sempre ter uma cuidadosa atenção a tudo aquilo que é dito de forma espontânea e livre e, a partir daí, desbravar as nuances e complexidades do psiquismo humano.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 02/08/2020
Reeditado em 17/08/2021
Código do texto: T7024073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.