Advento – preparação para o Natal

O Advento é o tempo físico – cerca de trinta dias –, eclesial, litúrgico e espiritual de preparação dos cristãos para a Festa do Natal.

Jesus veio ao mundo, nasceu como mais um entre nós. Só que na substancial diferença de ser o Filho de Deus, nascido da Virgem Maria fecundada pelo Espírito Santo. A chegada dele – como nenhuma outra – é o dinamismo impulsionador e renovador da vida e do amor de forma imprevisível, incomparável, inefável, incomensurável, surpreendente e sempre favorável.

Se existe um sentido profundo para o verbo festejar é esse: participar da festa de Jesus que é muito mais do que a festa de aniversário de uma pessoa. Na verdade, estou festejando o melhor de mim mesmo numa festa que aglutina o mais original da construção da minha vida, atestada na alta frequência, em sentimentos, acontecimentos, relações, encontros, realizações, pessoas amadas, passado, presente e melhor oportunidade de descortinar o futuro!

Duas Palavras de Deus retratam bem a maravilha desta festa:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda benção espiritual, no céu, em Cristo. Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade, para o louvor de sua glória e da graça que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido”. Ef 1, 3-6

Tomemos esta frase para refletir:

“Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor”.

Olhem só que predileção! Antes do Big Bang, ou mais proximamente, da formação da Terra, Deus Pai tinha o desenho de cada um de nós na prancheta. Qualquer um de nós é capaz de perceber que Ele só fez isso antecipadamente por estar encantado com o Projeto.

Tão sonhado, desejado e bem elaborado por coração e mãos divinas e ... estou aqui e vocês também na plena realização daquele desenho da prancheta, sonho e alegria de Deus! Para dar vazão à tanta emoção e alegria recíprocas só fazendo festa! Somos filhos adotivos de Deus por Jesus Cristo, através do batismo, reunidos em sua comunidade – a Igreja.

“Sabemos que é muito difícil que alguém se disponha a morrer por um justo; embora por uma pessoa que se dedique ao bem, talvez, alguém tenha a coragem de dispor sua vida. Porém, Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda éramos pecadores. Agora, como fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por intermédio dele, seremos salvos da ira de Deus!” Rm 5, 7-9

Tomemos esta frase para refletir:

“Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda éramos pecadores”.

“Morrer por um justo” até poderia ter algum sentido. No entanto, Cristo escolhe, assume a pessoa humana na situação mais desinteressante e lamentável... É pela iniciativa gratuita e amorosa de Cristo que somos reconciliados com Deus.

Recebemos o juízo favorável a partir da fé. “Minha filha, sua fé curou você. Vá em paz.” (Lc 8, 48) Através da fé, conseguimos ter acesso a esta graça em que estamos. A partir de agora, não tem tribulação que possa nos deter. Transformamos em hábitos todas essas vitórias – que não foram poucas – proporcionadas com a ajuda de Deus.

E conseguimos viver autenticamente! Não existe possibilidade de fuga pelas drogas, alienação, depressão, rompimentos...

E quanto ao que vem pela frente, o futuro? A esperança não decepciona! O cuidado de cada um de nós está garantido. “De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem de Javé que fez o céu e a terra. Não dorme nem cochila o guarda de Israel”. (Sl 121, 1-2.4) “Eis que estarei com vocês todos os dias até o final dos tempos”. (Mt 28, 20)

E agora? Agora é dar tempos exclusivos (estabelecer horário e duração da oração) para estar na presença do Senhor, dialogar com ele diariamente, aguardar sua próxima baita festa que se aproxima e festejarmos todos juntos porque não existe motivo maior do que este neste mundo para reunir tanta gente com tanta alegria!

FELIZ NATAL!