A covid-19 e a Bíblia

     1. A Bíblia é o meu livro de todos os dias. Poucos vão acreditar no que eu estou dizendo. Mas é. E como mestra, assim a vejo. Tenho o Novo Testamento na minha mesinha de cabeceira. Como gosto muito do Evangelista Lucas, retorno sempre ao Terceiro Evangelho, de sua autoria.
     
2. Não há, porém, como negar que a Bíblia Sagrada é um livro polêmico. Mesmo assim, uns seguem-na cegamente. Outros a criticam duramente; mas, ao final, têm por ela o maior respeito. Não estou exagerando, mas já vi agnósticos indo buscar nos textos bíblicos argumentos para justificar algumas de suas teses consideradas estapafúrdias. 
     
3. Também não há como negar que, tanto o Velho como o Novo Testamento, oferecem lições preciosíssimas. Por isso chamo-a de Mestra. Considero o Novo mais acessível; e de fácil leitura. Inda mais quando se tem nele a biografia de Jesus de Nazaré, acredite-se ou não no Rabino. Serve tanto para os que acreditam no Jesus Divino como para os que aceitam o Jesus histórico.
     
4. Diria, entretanto, que percorrer as páginas da Bíblia, nos seus dois momentos, é bastante cansativo. Seus textos são longos e recheados de estranhos símbolos. Exige do leitor isenção plena para acolhê-los e aceitá-los, sem pedir explicações. Na Bíblia, há momentos em que o "por que ?" não cabe. Acredita-se ou não.
     
5. Vejam, há todas essas dificuldades na leitura e na interpretação da Bíblia, apesar do esforço hercúleo desenvolvido por São Jerônimo em tirá-la do Grego, trazendi-a para o Latim, nos séculos V-VI. Assinale-se, fazendo justiça, que São Jerônimo contou com a colaboração, reconhecida pela Igreja, do Papa português Dâmaso I, que reinou de outubro de 366 até sua morte em, dezembro de 384, d.C.
     
6. Muito bem. Dei a esta crônica um título muito estranho. E logo, dos amigos, veio a pergunta: por que ligar a Bíblia ao  covid-19, que tanto mal tem causado à humanidade. Esclareci, que pegara um gancho em informações, segundo as quais, as "regras básicas de proteção ao virus assassino"- higienizar as mãos, guardar distâncias e até usar máscaras - estão no Velho Testamento, nos casos de moléstia contagiosa, como por exemplo, a lepra. 
     
7. E as informações, amplamente divulgadas, indicam onde se pode encontrar, no AntigoTestamento, essas "regras básicas". Em dois Livros: No "Êxodo" e no "Levítico". No "Êxodo", in 30:18-21; no "Levítico", in 13:4,5,6,46. Seria interessante transcrever os Capítulos e Versículos apontados.  Mas preferi deixar aos leitores a tarefa de procurá-los e ler no original; tal como o escriba escreveu.
     
8. Transcrevê-los na íntegra seria, como disse, o mais conveniente. Mas, com certeza, tornaria minha crônica cansativa e este não é o objetivo do cronista, ou seja, cansar o leitor. Ao longo desses mais de quarenta anos em que, usando os poucos talentos que Deus me deu, ando cronicando, tenho sustentado que a crônica assemelha-se ao soneto. A semelhança está em que, crônica, como no soneto, se diz tudo em poucas e apropriadas palavras.
     
9. E mais: transcrevendo-os, mataria  antecipadamente a curiosidade do leitor, tirando-lhe a oportunidade, quem sabe, de visitar, pela primeira vez, as páginas dos livros sagrados. Sim, porque da Bíblia, muitos mal conhecem a capa...
      
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 29/11/2020
Reeditado em 30/11/2020
Código do texto: T7123571
Classificação de conteúdo: seguro