UMA DICA PROVEITOSA
Ysolda Cabral

 
Quando alguém não estiver bem, seja de saúde, ou por outro motivo qualquer, não diga nada que possa piorar o estado da pessoa. Se você não sabe dá uma força, ajudar com uma palavra de conforto, fique calado, ou estime as melhoras e caia fora. Isso me faz lembrar que, certa ocasião, o maior e mais respeitado clínico deste país, Dr. Francisco Trindade Barreto, conhecido como Chicão, meu médico e amigo, ter me dito que, se o psicológico de uma pessoa não estiver 100%, dificilmente o medicamento fará o efeito desejado, por mais eficaz e de última geração que ele seja, e, disse ainda que, nenhum médico conseguiria a sua cura. Claro, que ele sabia do que estava falando e ainda sabe.
 
Então, considerando que estamos vivendo uma pandemia onde qualquer um pode contrair o vírus, fique atento e não vá sair por aí disseminando também o pessimismo e o medo, contando histórias de pessoas que passaram pela mesma situação e se deram mal. Isso é pura maldade, mesmo que você diga se tratar de alerta com o intuito de ajudar - "de boas intenções o inferno está cheio". Você não ajuda nada, só piora o estado psicológico, refletindo drasticamente no emocional da pessoa que, dependendo, passa até a sentir coisas que não estava sentindo e tudo motivado pela " bondade" de sua "ajuda".
 
O medo é o sentimento mais humano que nós temos, porém a maldade nem todos a possuem em nível tão cruel.
 
Ora, se uma pessoa não está bem, eu procuro distrai-la com conversa alegre e que lhe leve à esperança e a fé de que tudo logo ficará bem e não conversa que a deixe mais triste, preocupada e deprimida. 
 
Fica a dica! 
 
**********
 
Recife-PE
Em 02.12.2020
Ysolda Cabral, ou
Apenas Ysolda