CRÔNICA REFLEXIVA

CRÔNICA REFLEXIVA

Apenas um breve instante me separa do ano velho para o ano novo. Nem espero esse instante, só me distraio olhando o esplendor da lua cheia, oferecendo a noite uma aparência de dia. Talvez seja esse instante, ocasião de alguma inspiração inesperada, que me propicie rabiscar algum poema ou alguma prosa, que não se vincule nem ao velho nem ao novo ano, mas ao simples instante de ocupar-me com a arte de escrever.

Nem sinto esse instante expectante de mudança de ano; sinto apenas a continuidade da vida carnal; e o Espírito, que nela se manifesta, com o dever moral de melhorar-se. Tenho filhas que moram no exterior, e outras que moram por aqui; mas o que impede, infelizmente, as visitas e reuniões mais íntimas entre os familiares e os amigos, é a presença da pandemia, a despeito de ser um vírus que afeta o organismo humano; no entanto, certamente está entre nós para refletirmos, e melhorarmos nossa condição moral. Ademais, saliento que, não é só pela presença física, que se conectam os Espíritos. Ela também ocorre pelo pensamento, pelo desdobramento ou projeção astral. Então, se por algum motivo, as interações não se dão pelos corpos físicos, se dão pelos perispíritos ou corpos fluídicos, de maneira que, ou de uma forma ou de outra, nós os Espíritos, estamos sempre nos conectando. Obviamente, o progresso tecnológico também proporciona às pessoas, os meios velozes de se comunicarem, como a telefonia, a internet, por exemplo, amenizando a falta do contato físico, assim como, gerando mutuamente, a permuta dos pensamentos e sentimentos pela voz e pela escrita.

Mas se, por enquanto, o risco do contágio nos impede o gesto fraterno do abraço, do beijo, do aperto de mão nas interações sócio-afetivas pela aproximação física; por assim dizer, igualmente nos incentiva à reflexão consoladora; fazendo com que deveras pensemos como Espíritos, e o porquê de estarmos alojados por alguns anos nas vidas carnais efêmeras, que são só instrumentos de nossa manifestação espiritual, cujo dever precípuo é o de crescermos em valia moral, pela ocasião da abençoada encarnação, que não a vivenciamos numa só existência, mas sim a várias, sendo uma das formas de evoluirmos, conquanto nas desencarnações também progredimos.

Quantas esperas instantâneas já vivenciei em encarnações passadas, só para seguir a contagem de um tempo que se foi num ano e se inicia em outro; só que o tempo (abstração das horas contínuas), como o Espírito, se eterniza; e o corpo físico, conta os anos através do Espírito, para depois, em qualquer ano, morrer. Então, não são os anos carnais (sejam breves ou longos) que importam, mas a qualidade da índole moral do Espírito, atuando no corpo físico com o fim de desenvolver a melhor aprendizagem, que lhe faça colher aos poucos, os frutos salutares para serem desfrutados na existência espiritual (encarnada e desencarnada) venturosa.

Temos duas vidas que se distinguem por ser uma imortal e outra mortal. Portanto, quanto mais a vida física vive, mais o Espírito tem a ocasião abençoada de aperfeiçoar-se em cognição e moralidade. A pandemia do coronavírus é uma prova expiatória planetária que afeta as vidas carnais, e ao mesmo tempo nos alerta de que devemos combater outra pandemia mais grave: a de nossa condição moral até então inferior! A morte é um fenômeno natural da matéria corpórea.

Enquanto a vida infinita, é um aspecto extraordinário, peculiar do Espírito. Quantas mortes continuam ocorrendo, causadas por outras doenças, bem como as pessoas são vítimas de desastres, acidentes e violências diversas?! Só que o contágio do coronavírus, que gera a Covid-19 no organismo humano, chama a atenção porque afeta e se espalha por toda a humanidade terrestre, mesmo que tenha níveis mínimos de letalidade. Mas ocasiona as crises: política, sanitária e econômica em todo o mundo, desestruturando e enfraquecendo a cadeia produtiva que move a economia global. Nesse caso, o efeito moral humanitário aparece.

As principais economias se unem, se irmanam em forma de suporte, auxílio, socorro e solução a médio prazo, através da fabricação de vacinas que imunizem a humanidade. Sensibilizar-se e importar-se com a dor do próximo, combate o orgulho, o egoísmo, e realça a humildade, a caridade. Os valores do Espírito antes desprezados, por conta da prática danosa dos defeitos e vícios, são agora valorizados em prol do bem-estar interior, do virtuoso viver coletivo, favorecendo também a saúde física. A transição regenerativa já faz-se presente na Terra.

Uma maior presença encarnada de Espíritos evoluídos por aqui, é uma realidade benfeitora, visando nos preparar à mudança de ciclo evolutivo, que se efetivará nas próximas décadas vindouras. O orbe terrestre experimentará novos fluidos, novas energias, novas egrégoras, novos padrões vibratórios salutares, que farão bem às consciências que merecerem continuarem por aqui (encarnando e desencarnando), numa condição de vivência mais espiritualizada, conservando e semeando os bons pensamentos e bons sentimentos, através do amai-vos uns aos outros, pelo bem moral que sentirem, sendo-lhes possível na essência regenerada, de modo mais estável e prevalecente, o limiar da vida feliz.

Nos livramos, pelo visto, da temida terceira guerra mundial, cujos prejuízos seriam bem mais devastadores. Entretanto, a prova expiatória veio em forma de guerra virótica, adoecendo e vitimando a vida humana, minimizando o sofrimento dos Espíritos inferiores que estão encarnados por aqui. A Covid-19, então, é um mal necessário que, nos cabendo por algum tempo à mudança de hábitos sócio afetivos, nos possibilita o despertar do bem nas razões inferiores, tornando-nos mais solidários, mais fraternos, mais espiritualizados, incentivando o exercício das virtudes em nossas interações cotidianas, visando a reforma íntima inovadora, tornando real a iniciativa benfazeja em seguirmos pela rota imperiosa de nossa regeneração espiritual.

Tudo que Deus Cria se destina à Evolução. Jesus, Espírito Puro e Perfeito Moralmente, é o Principal Mensageiro Divino, que nos comanda os destinos evolutivos. A Terra está sendo preparada pra crescer na hierarquia dos mundos. Nas décadas vindouras, muitas coisas estarão modificadas pra melhor por aqui. Espíritos rebeldes, vinculados ao mal, tanto num plano quanto noutro, já estão migrando pra outros mundos expiatórios, mas onde estiverem continuarão sendo assistidos por Espíritos Superiores, porque Deus jamais desampara os seus filhos eternos. A Terra será parcialmente esvaziada pela desencarnação. Por aqui só ficarão os Espíritos evoluídos e os que, por mérito, alcancem a bênção da regeneração nas consciências. Como um orbe de provas e expiações, deixará de ser umbralino, nos dois planos distintos, pra ser um mundo de cidades materiais e colônias espirituais regeneradas.

Cada morte carnal que há por aqui, seja pela Covid-19, por outras doenças, ou outras formas de se morrer, significa que o Espírito desencarna, muda de plano, é cuidado nos postos de socorro, nas enfermarias dos hospitais espirituais, pode ir pra alguma colônia tranquila, bem como vaga nos umbrais onde há muito sofrimento. Em qualquer dessas situações de desencarne, o Espírito é observado e avaliado. A fila da reencarnação continua imensa. A população encarnada é maior do que a encarnada. Muitos desses Espíritos já não têm a ocasião de reencarnar por aqui, porque, além de serem reincidentes no mal, suas baixas moralidades perturbariam, como muitos ainda perturbam, o processo evolutivo de transição planetária.

Enfim, a Covid-19 é um mal que minimiza um sofrimento maior da humanidade terrestre. Embora seja um mal físico, tem o propósito restaurador de outro mal: o de nossa baixeza moral. Se não queremos que uma guerra virótica mais grave do que o coronavírus nos contamine, cuidemos em exercitar em nós o essencial: a limpeza moral da consciência. O amor, o bem, a paz, a fraternidade e as demais virtudes, são remédios sentimentais eficazes pra isso.

Que possamos combater as trevas do mal que nos inferiorizam, com as luzes do bem que nos regeneram. Em cada novo ano que se inicia na Terra material e corpórea, é uma oportunidade abençoada que Deus nos dá, como Espíritos encarnados, de sermos esperançosos e perseverantes em nossa jornada triunfante de luta existencial, fortalecidos pela fé racional que nos oferece o bom ânimo e nos encoraja, a fim de que, como Espíritos eternos, continuemos com nossas aprendizagens experimentais redentoras, estejamos encarnados e/ou desencarnados, porquanto, para o Espírito, a vida continua sempre, no infinito de seu existir. Feliz 2021 a Todos. Que Assim Seja.

Adilson Fontoura

Adilson Fontoura
Enviado por Adilson Fontoura em 03/01/2021
Código do texto: T7150833
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.