“Meu filho, põe o pé no caminho”! Você tem o que eu preciso!

A versatilidade e a criatividade são características inatas ao ser humano. Isso nos leva a inferir que todos nós podemos realizar coisas surpreendentes. Todavia o que ocorre conosco é que pela falta de fé e de crença em nós mesmos pode ser que fiquemos sem oferecer aos que nos rodeiam toda a nossa capacidade intelectiva e que poderia fazer a diferença também na vida de muitas pessoas. Para ilustrar tal raciocínio há uma passagem bíblica no evangelho de Lucas 19:12-27, em que Deus demonstra claramente como estima o ser humano em sua atitude para com a vida, pois Ele entrega a todos os que estavam ali alguns talentos. Passado um bom tempo se verifica que a maioria multiplicou os talentos recebidos e os apresentou em dobro, enquanto o que recebeu apenas um talento, por medo teria enterrado o que recebeu e por isso não o multiplicou. Essa palavra ainda nos traz que aquele que recebeu e não colocou em prática o talento, além de não tê-lo multiplicado, perderá até o pouco que tem.

Nesse entendimento, segundo o dicionário, entende-se que o significado de talento está relacionado com a aptidão ou a inteligência. Do latim "talentum". Assim, talento é a capacidade para exercer determinada ocupação ou para desempenhar uma atividade. Desse modo compreendemos que todos nós podemos desenvolver os nossos dons, nossa capacidade para criar e agir. Por vezes o que nos impede não é o não saber, mas o medo, a indolência e a incerteza de que temos aptidão para fazer muitas coisas que nem imaginamos, apenas porque não nos colocamos à disposição para a ação. É perfeitamente possível afirmar que toda a nossa capacidade depende em muito de nossa força de vontade para a realização. Quantas vezes em estado de necessidade já vimos pessoas fazerem coisas incríveis? Ou quantas vezes já nos surpreendemos com pessoas que não tiveram estrutura familiar, social e econômica e mesmo assim se tornaram pessoas de referência para a sociedade?

Há muita terra fértil e, por vezes, insondada em nossa mente. Deus dá colheita a quem planta! Sem dúvida alguma para que tenhamos resultados, para que apresentemos nossos talentos é preciso semear! A semeadura se dá com a dedicação aos estudos, com o compromisso consigo mesmo e com os outros. Com certeza existe algo que fazemos com tamanha destreza que muitos outros não sabem ou não fazem bem. Mas só saberemos disso se nos dispusermos a caminho, ou como falam alguns antigos: “Meu filho, põe o pé no caminho!” Enquanto estivermos estáticos, não haverá o que contemplar de bom! Como diz o provérbio popular: “quem semeia vento, colhe tempestade”. Todo e qualquer pensamento negativo ou de insensatez se esvai quando definitivamente adotamos uma decisão e partirmos a realizar, a agir, a fazer o que deve ser feito, sem temor, sem supervalorizar obstáculos. Todavia essa força está no interior de cada um de nós e depende apenas de nós potencializarmos tais habilidades que poderão fazer de fato o bem a alguém ou quem sabe a toda a humanidade.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 10/01/2021
Reeditado em 10/01/2021
Código do texto: T7156261
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.