SABEDORIA - SABER O QUE MAIS IMPORTA!

No último final de semana, no dia 13 de fevereiro, foi aniversário de uma pessoa muitíssimo importante para nós - nossa filha mais nova Ana Carolline! Estivemos muito mais próximos naquele dia – oramos a Deus, nos abraçamos, almoçamos juntos como nunca antes - afinal era o dia dela! É bom lembrar que os presentes que ela queria, fizemos grande questão de comprarmos e de entregar a ela. Mas foi suspense até o último momento! Foi feita uma embalagem sobre outra embalagem até que ela descobrisse o que realmente estava naquela caixa. Nessa ocasião nos sentamos no sofá da sala e falamos sobre vários assuntos por um bom tempo! Entre as várias ideias que surgiram durante o diálogo, destacamos como era relevante vivenciarmos com muito carinho aquele dia em que ela completava mais um ano de vida! Nesse sentido vale destacar também o pensamento do célebre pensador e escritor inglês, William Shakespeare, “sábio é o pai que conhece o seu próprio filho”.

O contexto real que trazemos acima se dá em razão de que nós, seres humanos, por vezes, não sabemos valorizar o que é mais importante em nossa vida! Na verdade é preciso dizer veementemente que nada tem valor nessa vida, exceto quando atribuímos esse valor! Isso quer dizer que inequivocamente devemos prestar atenção ao que é caro a nós, àquelas pessoas que nos amam e que amamos ou àquilo que nos faz bem! Muitos de nós podemos ter relacionamentos interpessoais abalados ou falidos talvez porque não temos a coragem de sentar e ouvir a pessoa que amamos! Porque não temos a ousadia, a sensatez de direcionar nossa vida a quem realmente merece! E na maioria das vezes quando damos o que é nosso com amor e carinho, tudo o que entregamos, o universo nos devolve em certo ponto da vida! Porém, para quem temos dado nosso tempo? O que temos valorizado? Muitos pais, por exemplo, se perguntam em certa altura da vida porque os filhos não são o que “deveriam ser”?

Talvez os pais, os filhos, os maridos, as esposas ou os irmãos prestam atenção a tantas pessoas e coisas que em algum momento se esquecem ou não tem tempo de perceber o que é mais importante na vida. E então vivem, depois de tudo, se questionando: “por quê, por quê, por quê? Elogiemos enquanto é tempo, abracemos enquanto é tempo, vamos sorrir e olhar nos olhos de quem é importante para nós enquanto ainda existe vida! Chico Xavier, escritor e cristão brasileiro, nos instrui “que não é possível voltar e começar de novo, mas podemos a partir de agora recomeçar e fazermos um novo fim”. Quantas vezes valorizamos uma boa atitude de quem amamos e lhe parabenizamos por isso? De algum modo o que é positivo passa por nós, às vezes, sem percebermos, sem nos importarmos! No entanto o que é negativo, quando nos vem pode nos assolar em pouco tempo. Saibamos agradecer por tudo que temos e nos manter no caminho da sensatez, da sensibilidade e da grandeza que só é expressada quando nos despimos de nós mesmos para podermos compreender o que há de valor no outro! A sabedoria inegavelmente perpassa por este caminho – conhecimento somente é valido quando o colocamos em prática em prol do bem, em prol do próximo e de forma clarividente em prol de quem amamos!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 13/02/2021
Reeditado em 13/02/2021
Código do texto: T7183610
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.