Vimos em nosso espelho o reflexo dum povo doente

Este é, sem dúvida, o momento mais triste, mais sujo, mais sórdido de toda a nossa história. É também o momento em que grande parte do nosso povo mais se mostra sem brio, alienado e cúmplice da própria desgraça. Pois todas as mazelas, todas as fétidas tramas do poder estão expostas, não as vê, não se posta e, não reage quem não quer!

Dessa vez, diferente de outras épocas, todas as sujeiras estão sendo prontamente reveladas, e parte do nosso povo aliena-se, não quer saber; parte do nosso povo concorda, quer ser opressora, quer pôr as mãos nos excrementos do poder, quer se aliar, quer ser capataz; enquanto parte do nosso povo, não alienada, como ovelha pronta ao abate, se resigna, se nega a ao menos indignar-se com tudo o que vai sendo revelado aos seus fleumáticos olhos.

Triste e vergonhoso registro será o legado dos nossos dias às proximas gerações de brasileiros e brasileiras, nossos filhos e netos nos olharão com vergonha!

Que as futuras gerações de brasileiros observem nosso comportamento para fazerem diferente de nós; que sejam homens e mulheres capazes de se indignar com as injustiças, que se respeitem, que se postem, que lutem ao lado dos oprimidos, não do opressor, que não sejam, como muitos de nós, cúmplices da própria desgraça!