Sábado

O ensaio do que pode ser sábado pode acontecer na sexta-feira, tanto é que, anedoticamente, se diz que a sexta-feira é chamada de dia internacional da gandaia. Mas não existe nada mais badalado que um sábado de carnaval. Releguemos a sexta-feira ao happy hour; é dela a alegria do dever cumprido para quem possa cumpri-lo. Comecei a falar do sábado pela sexta-feira por que ela é apenas um ensaio do sábado. Falar do sábado exige reflexão mais profunda, porque o próprio sábado foge à regra, foge à generalização. Se falarmos de gandaia, por exemplo, o sábado não é o melhor dia para as mulheres da vida dos bordéis, no sábado os homens procuram muito mais o amor do que o sexo; saem com suas namoradas, esposas. Os homens que vão aos bordéis no sábado são os desesperados ou os solitários.

E, por falar em amor, hoje é sábado.

Muitas vezes, em detrimento da sexta-feira, se marca o primeiro encontro com um novo amor no sábado. Sexta-feira vira véspera, dia de sair com o amigo do peito, dizer para ele que conheceu uma gata, se aconselhar para ficar bem no filme do dia seguinte.

Aliás, às vezes marcar assistir um filme e depois jantar é um bom prolegômenos ao amor. Ficar encostadinho ombro a ombro no escurinho do cinema, falar baixinho ouvido a ouvido, na intenção de virarmos personagens verdadeiros de um romance.

As tardes dos sábados são mais longas, nos sábados o amor e a vida com os familiares se conjuminam sem a preguiça pós-prandial dos almoços de domingo. Sábado é dia de acender a churrasqueira, beber uma cachaça ou uma batida, se hidratar com chope e ter a disposição que o sábado à noite nos ajuda a ter, porque a alegria do sábado é mais pura do que a da sexta-feira a partir das dezessete horas.

O horário de três da tarde as cinco, seis ou sete horas da noite dos sábados não tem o sentido de véspera como esses mesmos horários possuem no domingo, sentido de véspera até mesmo para o aposentado. Os bordéis não funcionam aos domingos, as casas lotéricas não abrem suas portas, e se, hoje em dia, os supermercados abrem aos domingos em horário limitado até às quinze horas, vão fazer as suas compras somente os mais prevenidos ou os mais ocupados durante os outros dias.

Sábado é ânimo rapaziada! Cabe nele os motoristas de fins de semana; os atletas de fins de semana e suas contusões mais heroicas; cabe a viagem para um balneário, a viagem mais longa para visitar nossas mães, a caminhada na praia, cabe a ansiedade pela decisão do campeonato de futebol que ocorre mais aos domingos.

Cabe no sábado o poema Porque hoje é sábado de Vinícius de Moraes.

Se a sexta-feira e o domingo entraram na história do sábado, aqui estão por abraçarem o sábado como se esses dias fossem duas margens com paisagens diferentes de cada lado, isso só para mostrar como o sábado tem realce maior, se considerarmos as importâncias da sexta-feira e do domingo.

Porque hoje é sábado, vou beber agora o meu aperitivo, com ele ergo um brinde ao sábado, especialmente a este sábado, mesmo sabendo que outros sábados virão.

Porque hoje é sábado, viva o amor!

Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 23/05/2021
Código do texto: T7262215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.