Davi, um homem de bem

Aluu! Inuugujaq meus 23 fiéis leitores e demais e demais 36 que de quando em vez passam aqui por esse meu palácio literário a fim de lerem crônicas nobres. Ajunngilla?

O valente pastor Davi, o ungido de Deus, matou o gigante filisteu Golias com um fundaço e virou o cara na velha Israel, admirado por todos a ponto de provocar ciúmes no rei Saul. Esse, por um desses azares do destino, morreu junto com seus três filhos numa batalha e Davi, aproveitando a oportunidade, montou em cima do cavalo da história que estava encilhado e virou rei. Passava o seu tempo a guerrear com os filisteus, tocar harpa e festejar com a mulherada. Possuía várias esposas e uma filharada. Afinal, era Davi, rei de Israel, um homem de bem, não é mesmo.

Um belo dia, estando de boa e entediado no palácio enquanto seus soldados guerreavam, saiu para o terraço e, olhando o movimento, deu de olho numa linda gata, nua, tomando banho. Sentiu um desejo enorme de conhecê-la, no sentido bíblico... Entenderam, né? Pois chamou um ordenança e perguntou:

- Tu sabes quem é a gostosa que mora naquela casa ali da frente?

- Meu rei, essa é Betesabá, a jovem esposa de Urias, o hitita, um dos capitães do teu exército.

- Pois vá lá e diga pra ela vir aqui no palácio que eu estou a fim de conhecê-la, digo, de conversar com ela.

E assim foi. Afinal, ele era o rei Davi de Israel, não é mesmo.

Davi conheceu Betesabá, gostou, quis conhecer mais e melhor, o que passou a ser sua rotina diária. Conheceu tão bem e profundamente Betesabá que a amante acabou engravidando. E agora, o que fazer para evitar o escândalo? Mandou chamar Urias, na intenção que ele matasse a saudade da esposa e, assim, fosse encoberta a gravidez da mesma por conhecimento do rei. Só que Urias era o tipo de cara certinho, íntegro, cheio de ética e honra, e disse ao rei.

- Meu rei, sinto que não é certo eu ir pra casa, ficar com minha esposa, enquanto meus soldados morrem por Israel no campo de batalha. Quero voltar imediatamente para a guerra sem me permitir desfrute algum.

Davi ficou puto da cara, mas depois de insistir muito e nada de Urias ceder, teve de mandar o virtuoso e honrado guerreiro de volta. Mas isso não poderia ficar assim. Enviou uma mensagem para que seu general fizesse um ataque contra os filisteus e garantisse que Urias estaria na linha de frente. E assim foi. Afinal, ele era o rei Davi de Israel, não é mesmo.

Quase perdeu a guerra por isso, mas Urias morreu, afinal. E ele, Rei de Israel, homem de bem que era, ungido por Deus, para não deixar desamparada a jovem e gostosa viúva do seu capitão, desposou-a. Realmente, um homem de bem o Davi, quanta bondade e virtude. E a vida voltou a ficar de boa, só que sua vasta família começou a dar alguns probleminhas. Como eram muitos filhos com mulheres diferentes, aconteceu de um deles, Amnon, estuprar sua meia-irmã. Absalão, irmão da vítima, matou Amnon e, depois, armou uma revolta contra o pai. Acabou morto, também.

Acalmada a família exemplar do homem de bem, Davi, rei de Israel, o ungido, após conquistar Jerusalém dos jebuses e tornar a cidade capital de Israel, resolveu comprar o morro em frente da mesma para ali construir um templo para o senhor. Nesse ponto, Deus resolve intervir na história e repreende Davi:

- Não quero que tu construas um templo em meu nome, Davi, pois tu tens as mãos sujas de sangue.

- Mas senhor, matei jebuseus e filisteus em benefício do povo eleito!

- Davi, não te faças de bobinho logo Comigo, que Sou onisciente. Esqueceu de Urias, o hitita, o falecido marido de tua jovem esposa Batesabá?

- Mas eu pensei que, como ungido, tudo podia...

- Pois pensastes errado, Davi. Não és mais o Meu ungido e tampouco digno de construíres o templo.

O homem de bem enrubesceu e acatou. Mesmo ele sendo Davi, o rei de Israel, Deus era O que ungia, afinal. E assim foi.

A honra de construir o templo coube, então, a um de seus filhos, mas essa é outra história.

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

----- * -----

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

MAIS TEXTOS em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus 23 leitores: https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Aluu - olá.

Inuugujaq - boa tarde.

Ajuungila - Como estão?

Qujanaq - obrigado.

Takuss' - até mais.

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 29/05/2021
Reeditado em 12/06/2021
Código do texto: T7267046
Classificação de conteúdo: seguro