A humildade

Somente a humildade pode exercer domínio sobre o temperamento. A humildade sabe esperar a hora certa de a razão aparecer. Irmã do cavalheirismo e da gentileza, a humildade é ourivesaria, é estátua que não se ajoelha contra o mal. Lembremo-nos do Mahatma Gandhi, orgulho da humanidade. Mostrando o orgulho da vitória da não violência. Não é à toa que a humildade é o oposto da soberba, sem que esqueçamos que a soberba é o maior de todos os pecados.

A humildade permite tudo ao pensamento, não tem ideia fixa fora do ideal do bom combate. E o bom combate tem senso de oportunidade, tem a beleza de ser percebido como exemplo, o bom combate não é onipotente, mas a ira do humilde sabemos ser a mais justa de todos.

Quando o amor-próprio é ferido, na humildade o acalanto vem de dentro como se fosse brisa, porque a humildade não possui complexo de inferioridade. A humildade é o esforço de ter escalado a montanha, mesmo que o andarilho tenha caído e levantado no curso do caminho, pois ser humilde exige força de vontade. Vontade capaz de transforma tempestade em chuva de verão, capaz de dobrar o temperamento ruim, capaz de consertar o problema de caráter.

A humildade fala em vez de gritar.

É dona do perdão e do exercício do perdão em relação ao próprio ser e aos outros seres. Sem com isso ser leniente com o que é errado.

Oposta à soberba, a vaidade é a baliza sob a qual enxergamos amplidões maiores, beleza, poesia, exegese.

Desde a humildade é que o ser desenha a sua própria aura, expurga os exageros cabidos na luxúria, na inveja, na preguiça, na ira, na gula e na avareza. Em sua maneira de ser a humildade evita os crimes da paixão, porque o humilde prefere sofrer a cometer qualquer delito.

Ao aceitar o sofrimento, a humildade não permite quem a exerça de se transformar em sofredor-mor, porque o humilde nunca acha que a sua dor é a maior do mundo, o humilde sabe que algo pior já aconteceu com outros seres humanos.

O humilde sabe se decepcionar consigo mesmo, sabe aceitar decepções porque sabe suportar frustrações e desapontamentos, mesmo os definitivos, sem querer transformar escória em ouro.

A humildade é como um doce que edulcora o pensamento; torna o amor ao próximo mais bonito, torna o enamorar-se doce e tranquilo, por ser impermeável às paixões e às tempestades.

Só a humildade é capaz de entender com paciência as dificuldades relacionais com os entes queridos. Só ela transforma os pais, só ela transforma os filhos. A humildade é a mãe de todos os diálogos, é o ferreiro que realiza a boa têmpera da espada.

A humildade permite ao pensamento ir até ao fim, mesmo ao ponto de inflexão contra quem, vitimado pelas paixões, quer destruir a razão e o sentimento compassivo ou o amor!

A humildade é fruto e pão de cada dia, é o céu da boca assemelhado a abrigo do firmamento. Sem ela, o ser humano nunca se encontra, nunca evolui, sendo apenas sombra do que poderia ter sido. A humildade faz da solidão a mais doce companheira.

Humilde é o silêncio do poeta. Viva a humildade.

Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 31/05/2021
Código do texto: T7268358
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.