METAFÍSICA E POESIA

Nunca escondi o meu fascínio por tudo o que está para além do visível, além do físico e do material, ou melhor, meu fascínio por tudo o que desafia os meus sentidos, a minha lógica e a minha percepção. Nesse caminho, fui surpreendido pela voz de Deus em meu coração, apontando caminhos inusitados, e dando suporte existencial para enfrentar as mais árduas situações.

Dependendo de nosso olhar, podemos ver uma manifestação divina ou não, uma teofania ou apenas um fenômeno já dado em sua completude. Dependendo de nossa imaginação ou de nossa capacidade de intuir, conseguimos ou não contemplar o extra-ordinário e o sobrenatural nos singelos instantes da vida. É, sem dúvida, uma vivência onde o eterno traz a sua graça sobre o temporal e o finito, formando (para quem tiver espírito aberto) um deleite que começa nos sentidos e, por fim, termina por abranger a totalidade da alma e do ser.

Nunca escondi os meus gostos capazes de extasiarem os sentidos, como um bom perfume, uma agradabilíssima canção, um amor arrebatador, um sonho surgido do nada, alguns fragmentos de poesia que iluminam o coração e uma conversa sem hora para acabar, cujo teor é capaz de conduzir a uma compreensão recíproca, a uma alegria partilhada e a uma concórdia em meio as complexidades de cada um. Creio que tudo isso que eu mencionei, são maneiras de encarar a face do mistério de frente, extraindo dessa vivência cachos generosos de poesia, e abrindo um acesso ao conhecimento metafísico e de caráter transcendente.

São, portanto, boas oportunidades de ver o infinito e o inesquecível nas sucessões temporais que denotam finitude e fugacidade. Só quem tem as portas da percepção abertas às realidades metafísicas, sabem dar grandes voos pelos mistérios da existência! E foi nessa jornada que aprendi a fazer poesia em face do inaudito e do inefável! Foi nessa jornada que intento, dia após dia, produzir boas safras de conhecimento, sabedoria e virtude, sempre levando em consideração o respeito por aquilo que creio, ou seja, por tudo que existe de mais sagrado no meu coração!

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 28/06/2021
Reeditado em 28/07/2021
Código do texto: T7288444
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.