Bico de pão

Aluu! Inuugujaq meus 23 fiéis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui por minha cozinha literária a fim de lerem crônicas de infância. Ajunngilla?

Minha mãe fazia café com leite e pão com manteiga e ovo frito pra nós. Adorava. Um ovo e uma xícara fumegante para cada um, mas o pão francês vinha, obviamente, com dois bicos e eu e meu irmão e minha irmã brigávamos à tapa por eles. Raramente perdia essa. Quando o pai tava em casa na hora do café a mana ganhava um bico e eu e meu irmão tirávamos par ou ímpar pelo outro. Quando não estava, minha mãe deixava rolar a selvageria e não intervia na livre iniciativa regulando a concorrência no mercado.

Meu pai era comuna estatal e minha mãe liberal privatista, e do tipo republicana, durona, não uma molengona democrata. Coisa ideológica. Não pensem tuzes que minha irmã perdia sempre, pois ela usava um garfo muito bem, melhor do que nós. Facas a mãe, claro, não permitia, tampouco garfadas no olho e no pescoço. Coisa mais linda do mundo de se ver três irmãos se digladiando por dois bicos de pão e um sobrando. Aquilo me ensinou muito sobre a realidade do mundo, minha mãe possuía uma didática muito boa. Quem chorasse ao sobrar ia de castigo, para aprender a ser um bom perdedor e dar o seu melhor na próxima vez.

Nunca queiram disputar um bico de pão comigo, sou treinado nisso. E bom. Um porco capitalista nato! Tuzes morreriam de fome.

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

----- * -----

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

MAIS TEXTOS em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus 23 leitores: https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Aluu - Olá.

Inuugujaq - Boa tarde.

Ajuungila - Como estão?

Qujanaq - Obrigado.

Takuss' - Até mais.

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 02/07/2021
Reeditado em 02/07/2021
Código do texto: T7291617
Classificação de conteúdo: seguro