O sol da meia noite

Aluu! Inuugujaq meus 23 fiéis leitores e demais 36 que de quando em vez passam por minha biblioteca 24 horas para ler crônicas de sol sem fim. Ajunngilla?

Pois então, vieram ao lugar certo e eu estou aqui, cumprindo minha palavra de vir pontualmente à meia noite hoje. Em nosso tórrido e ensolarado verão de 15º, o sol não se põe, é 24 horas de luz do dia. Sim, isso mesmo, aí tuzes se gabam de temperaturas acima dos 30º na época em que o Papai Noel anda de trenó, enquanto nós, pra cá, temos um baita dia, o conhecido sol da meia noite, só não mais belo, famoso e popular do que a aurora boreal, no inverno. Mas o assunto é verão e sol 24 horas, deixemos as friacas para a virada do ano.

Tá, 24 horas de sol mesmo, às ganhas, só lá por Illulissat pra cima - essa é a cidade maior praquelas bandas, a terceira mais populosa do país, as outras são algo que poderíamos chamar, para tuzes entenderem, de "programa de esquimó", kkkkkk, não tem nada de estrutura pra turista (Ah, não esqueçam de eu já ter dito pra tuzes não chamarem o pessoal de esquimó na Groenlândia, é muuuiiiito ofensivo, pois o certo é "inuíte"). Aqui por Charky City, mais perto da capital, o sol se "põe" pouco depois da meia noite dia 21 de junho e volta pouco antes das três da madruga. Por essa época agora, o sol recém se pôs às 23h30min e nascerá um pouco depois das 03h30min.

Imagina, que legal? Podemos fazer saraus literários ao ar livre por horas a fio, cantando em prosa e verso o Astro Rei e sua luz interminável a brindar o ser humano, dádiva da natureza, benção do espetáculo da criação divina! Como é viver por aqui no verão? Já viram aquele famoso filme com o Al Pacino, Insônia? Pois é, é assim, só que lá é no Alaska. Ah, claro, os desacostumados com a coisa, ou seja, tuzes, podem ter problemas pra dormir, assim como o Al no filme. Bom, problema de tuzes se vierem pra cá curtir o sol sem fim. Quem deseja usufruir de um imenso prazer há de ter um pouquinho de sofrimento, faz parte.

Era isso, pessoal, uma conversa curta num dia longo. Agora deixem-me curtir meu verão fartamente ensolarado.

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

----- * -----

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

MAIS TEXTOS em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus 23 leitores: https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Aluu - Olá.

Inuugujaq - Boa tarde.

Ajuungila - Como estão?

Qujanaq - Obrigado.

Takuss' - Até mais.

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 17/07/2021
Reeditado em 17/07/2021
Código do texto: T7301072
Classificação de conteúdo: seguro