Hoje é o Dia Nacional do Escritor no Brasil

Aluu! Inuugujaq meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez aparecem aqui na minha academia literária e fim de ler crônicas genialmente escritas. Ajunngilla?

Vim aqui hoje, domingo, em vez da tradicional sexta-feira às 17h19min, por que queria escrever uma crônica para tuzes especialmente no Dia Nacional do Escritor no Brasil, homenageando meus colegas brasileiros do Recanto das Letras.

Tá, isso é uma baita duma mentira - já disse pra tuzes que sou um cara muito mentiroso, mas sincero. Na verdade ia escrever sobre o cacetão voador gigante do tal bilionário Bezos na sexta, mas aí não deu tempo e depois eu brochei literariamente para com o tema. No sábado fiquei sem internet e também sem ideias, mas hoje acordei cheio de tesão literário, embora ainda sem ereção, digo, sem ideias e, por acaso, furungando na internet, vi que hoje era o Dia Nacional do Escritor e daí resolvi fazer um agrado pra tuzes. "Tudo vale e pena se a alma não é pequena", como escreveu um obscuro poeta português que tem como consolo ter nascido no mesmo dia que este genial Bacamarte, 13 de junho.

Dia Nacional do Escritor foi instituído por uma portaria do Ministério da Educação em 23 de julho de 1960, sendo a data escolhida "porque, naquele ano, nessa data, seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001)", conforme o site "https://agenciapara.com.br/noticia/21025/". E resolvi também aproveitar a oportunidade para escrever sobre isso porque, como tuzes sabem, esse mentiroso Bacamarte é muito ególatra e vaidoso e queria achar um jeito de chamar a atenção de tuzes para o fato de que, no próximo dia 1º de agosto de 2021, completo 10 anos aqui no Recanto das Letras. Assim, virei na sexta lembrar vocês da data e no domingo comemorá-la: 1º DE AGOSTO DE 2021, 10 ANOS DE BACAMARTE NO RECANTO DAS LETRAS.

Bom, chega de falar do meu belo e limpo umbigo literário, meu assunto preferido, e vamos à efeméride do dia. Buenas, sou um escritor, não é mesmo? E, como um descendente de brasileiros que, inclusive, já morou e estudou no Brasil, sinto-me no direito de confraternizar com meus colegas de Recanto das Letras esse Dia Nacional do Escritor como se fosse o meu dia também, o nosso dia! Grande, médio ou pequeno; amador, semiprofissional ou profissional; poeta, cronista ou contista; ótimo, bom ou ruim; enfim, somos todos escritores e escritoras, lendo uns aos outros e interagindo e rasgando sedas nesse abençoado portal literário que une literatos de língua portuguesa de todo o planeta, inclusive eu aqui da Groenlândia.

Como dizia o jornalista gaúcho Mendes Ribeiro, "é um privilégio estar aqui com vocês". Em que outro lugar eu conheceria e leria tanta gente bacana e interessante? Claro que em qualquer outro portal de literatura, oras! Mas daí não seriam tuzes e tuzes são o que importa. Somos, um pouco, aqueles que conhecemos e com os quais interagimos nessa nossa passagem por esse vale de lágrimas - no nosso caso, isso é uma metáfora poética, a propósito da data. Não que eu seja poeta, já falei um monte do vezes que sou cronista, não poeta. Aliás: NÃO ME CHAMEM DE POETA. Até porque isso é ofensivo aos poetas. O fato é que me sinto bem aqui no Recanto com tuzes, meus caros e minhas caras.

Assim, feliz Dia Nacional do Escritor pra truzes e pra nós! Um grande abraço literário para todos.

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

----- * -----

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

MAIS TEXTOS em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus 23 leitores: https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Aluu - Olá.

Inuugujaq - Boa tarde.

Ajuungila - Como estão?

Qujanaq - Obrigado.

Takuss' - Até mais.

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 25/07/2021
Reeditado em 25/07/2021
Código do texto: T7306973
Classificação de conteúdo: seguro