Martha Medeiros: 60 anos da cronista gaúcha

Aluu! Inuugujaq meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez aparecem aqui no meu salão de festas literário para ler crônicas de aniversário. Ajunngilla?

Em março de 2012 eu estava pelo Sul do Brasil, mas especificamente em Porto Alegre, curtindo umas férias de final de verão brasileiro e fui num evento literário na famosa Casa de Cultura Mário Quintana, situada no Centro Histórico da cidade. A casa era, no passado, o Hotel Majestic, onde o poeta Quitana morou por um tempo. Bom, lá nesse evento estava a grande cronista gaúcha Martha Medeiros, e eu fiz uma crônica sobre ela que hoje, a propósito de seu aniversário de 60 anos republico para tuzes.

As pernas da Martha Medeiros

"Caros 23 fiéis leitores deste intrépido (???) Bacamarte, nunca fui muito de ler a Martha Medeiros. Acho legal e tal, mas não curto 'texto de mulher para mulher'. Nem de homem pra homem. Gosto de cronistas universais, mesmo que tratem do particular. Particular-particular, necas.

Mas no final de março estive com a Louise num evento literário em Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e lá estava a Martha Medeiros junto com duas poetas a falar sobre literatura (na foto acima, à esquerda, com o microfone). Leu algumas poesias dela. Nem sabia que escrevia poemas. Gostei. Inteligentes, instigantes, levemente humorados, bem construídos. Daí comecei a reparar nela. Não é uma beldade, mas também não é feia, achei-a bonita E tem umas pernas bem legais. Estava sentada de lado, pernas cruzadas, com uma calça justa, então deu pra ver bem. Realmente, a Martha Medeiros tem umas pernas legais. A Louise ao meu lado nem desconfiava, estava babando pela Marina Colasanti. A outra poeta era a Maria Rezende, que achei excelente escritora, uma grata surpresa (recitou um poema de sua autoria chamado Pau Mole, procurem pra ler, vale o tempo).

Não que eu estivesse a cobiçar as pernas da Martha Medeiros (as da Louise são legais), mas sim a apreciar a graça da mulher, instigado pelo seu talento literário (Al Pacino disse no filme Perfume de Mulher que 'quando agente não se flagra mais reparando em certas coisas, é porque já morremos e ainda não nos demos conta'). Bem isso. Acreditem se quiserem. Ela tem um tipo de rosto que não me atrai muito em mulher, delgado, longo. Entretanto, confesso que a Martha Medeiros mexeu comigo naquele domingo. Pensei: 'vou comprar um livro de poesia e um de crônicas dela, minha impressão sobre seu texto deve estar equivocada'.

Pois dei de olho numa livraria com um livro dela com título iluminado: Feliz por Nada. Comprei, claro. Excelente. E passo a recomendar. Dentre as várias crônicas que o compõe, destaco Feliz por Nada, Marias-gasolina, A Turma do Dããã, Dinos, A Nova Minoria e Lúcifer no Fasano. Eu estava redondamente enganado quanto a sua literatura. Que talento. Universal! Confesso: Martha Medeiros tornou-se a minha mais nova paixão naquela semana. Que pernas! E que sensibilidade."


Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!


----- * -----


Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.


MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:
Aluu - Olá.
Inuugujaq - Boa tarde.
Ajuungila - Como estão?
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Antônio Bacamarte
Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 20/08/2021
Reeditado em 20/08/2021
Código do texto: T7324926
Classificação de conteúdo: seguro