(C)ORAÇÃO DE ATEU

(Uma releitura parcial da oração de São Francisco de Assis)

Demétrio Sena - Magé

Venho pedir humildemente ao cosmo, que as alegrias da criança estejam acima das tristezas do país lamentável que somos... e que a superação de todos os excluídos possa enfim desmascarar e corrigir o caráter deformado e doentio deste novo país insano.

Quão bom seria que o evangelho da guerra se rendesse ao ateísmo da paz... o desbotamento e a feiura da essência homofóbica de minha terra depreendesse a beleza e o bom humor dos que se resolvem, se descobrem ou se reinventam na magia de amar... e a fraqueza de uma nação machista e patriarcal se ajoelhasse ante a força e a sabedoria da mulher em gênero, essência e afirmação... a deficiência da alma brasileira se mirasse nos portadores de necessidades especiais bem resolvidos e felizes.

Queria ser, se pudesse tanto, instrumento e portador da paz, por onde quer que andasse...

... Para levar humildade aonde haja religiosidade fanática, repressora e arrogante...

... Aonde haja patriotismo truculento e raivoso, levar a gentileza e a mansidão...

... Levar também o comunismo real, de raiz e origem, aonde haja ganância, egoísmo e apropriação indébita...

... Esperança e realização de vida plena para todos, aonde haja prática genocida...

... Chegar com cargas de afeto e fraternidade, para descarregar no racismo...

Peço ao cosmo, que aonde houver bolsonarismo possa chegar alguma consciência... brotar alguma sinceridade, algum bom senso e bom caratismo... a concepção verdadeira de liberdade... a mansidão, o amor ao próximo e a compreensão dos direitos humanos, que seria salvífica, milagrosa e causadora do que há de melhor em um povo.

Quero mais uma vez, o meu país liberto... com problemas inevitáveis, porém sem fome... com os seus defeitos de nascença, no entanto livre; humano; laico... porque um país bolsonarista não é um país. O bolsonarismo é o fundo do poço de todas as formas de miséria, desigualdade social, repressão, arrogância, hipocrisia, negacionismo, perseguição e maldade.

Queria ser instrumento eficiente para erradicação da verdadeira e contemporânea patologia nacional.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 10/09/2021
Código do texto: T7339240
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.