Amor Não Ocupa Espaço

 

O que posso falar sobre amizade. Têm pessoas que cantam aos quatros ventos sobre o que é uma amizade verdadeira, sabem descrevê-las, mas não sabe senti-las, sabem dizer que amigos verdadeiros são como uns tesouros raros, mas nem sempre sabe conservá-los e o mais importante valorizá-los. Muitas vezes confundem afeto, carinho e atenção com eterna gratidão por auxílios prestados.

 

Amigos verdadeiros não esperam apenas gratidão, mas amizade verdadeira, respeito, atenção e carinho. Um amigo verdadeiro nos ensina crescer, nos ajuda espiritualmente a evoluir, ajudam a escolher quais os caminhos mais viáveis que temos que percorrer quando nos encontramos em dificuldades. Amigos verdadeiros conseguem perceber a sua tristeza o seu sofrimento mesmo quando este se encontra à distância, encontram palavras para seu conforto, sabem transmitir através de suas mensagens, afeto e carinho.

 

Amigos verdadeiros esquecem os seus problemas pessoais para auxiliá-lo no que for preciso.
 Amigos verdadeiros não deixam você esquecer aqueles que um dia te deram a mão. Não são egoístas. Amigos verdadeiros sabem perdoar e acolher o amigo sabe relevar as faltas do outro porque ele é consciente e sabe que as tem também. A solidariedade da amizade é estar em dar e receber mesmo que se dê pouco, mesmo que receba pouco, pois se esse dar, se esse receber for sincero ela sempre será bem vinda.
 
Aquele que se diz teu amigo, compartilha tudo com você tanto alegrias como tristezas. Ao contrário daquele que não tem em que confiar e que precisa pagar um analista para que ele ouça seus queixumes, que o auxilie, que lhe dê uma luz.   
Têm pessoas que diz que essas relações devem ser preservadas com muito amor e responsabilidade, mas para algumas pessoas caso haja um deslize do amigo em relação a ele, o amor e as responsabilidades acabam... 
 
Esquecem que na amizade nem tudo são flores que também há pedras e espinhos no caminho, mas nem por isso deve deixar de ser amigo. Quem tem em mente, ter um amigo sem defeitos jamais encontrará. Para alguns, a amizade é um problema quando não deveria ser, principalmente quando esse desconhece os limites de responsabilidade e respeito.
 
Quem respira de manhã e á noite amor–livre, sexo e malícia, em ambientes contaminados por uma visão materialista limitada ao meramente comercial e terreno não terá uma amizade verdadeira jamais, sexo não se mistura com amizade e isso vale também para o amor.
 
Para fortalecer uma amizade você não tem apenas que aceitá-lo como é, mas saber acolher o outro como ele é, não o deixando partir e nem tão pouco se afastando somente porque seus pensamentos e conceitos de vida são diferentes. Um amigo verdadeiro é seguro, é firme nas palavras, é sincero, é equilibrado, não é instável, tem certeza absoluta do que quer e da amizade que escolheu.
 
Há uma diferença muito grande em se ter um amigo e pensar que tem um. Sei que a distância é um empecilho para que uma amizade cresça, mas penso que isso somente acontece quando se avalia a amizade pela distância. Mas quando os amigos estão unidos pelo coração e pelo o amor de Deus nada os separa e isto ao menos nos consola.
 
Eu poderia dizer muito sobre amizade, você que esta aí lendo, também teria várias coisas a dizer sobre amizade. O que posso dizer é que amigos vão, outras vêem, mas sempre haverá um amigo especial. Nada tira a solidez de uma amizade que se enraizou. Se caso essa raiz secar, foi porque uma das partes estava enfraquecida.
 
Uma única raiz não consegue sustentar uma árvore, um alicerce mal feito não suporta uma casa em pé , assim também é amizade, é o amor. Se não houver cuidado, carinho, atenção e etc., ela estará fadada a morrer.  Se tiverem um amigo, não deixe morrer, não o esqueça, não o ignore por outras amizades que surgiram em sua vida ou por qualquer outro motivo.

Se houver desentendimento entre vocês, não passe visto de saída antes de saber o fato das coisas, não exija confiança quando você mesmo não tem, não queira ser o dono da verdade, saiba ler em cada gestos, em cada palavras e nas entrelinhas o que o coração não consegue expressar. Tenha sempre um lugar disponível para seu amigo. Amor Não Ocupa Espaço.


17/11/2005