DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – 20/Nov/2021

 

Reconhecer nossa história como palco da barbárie da escravidão, racismo, segregação social, preconceito, enfim, tudo de ruim e de mau que a elite branca europeia produziu no Brasil é o primeiro passo para que possamos nos redimir, nos desculpar perante aos negros do Brasil e do mundo.

A economia do Brasil se sustenta na força e no suor da raça negra durante séculos, a escravidão é uma vergonha histórica que nunca se apagará.

O racismo estrutural está instalado na sociedade e produz desigualdade, preconceito e a herança da escravidão é que a maioria da pobreza do país se concentra na raça negra.

Não há perdão, não há desculpa para se escravizar uma raça para sustentar uma nação na injustiça da maldade das elites.

Atualmente a escravidão mudou de figura, de cenário, hoje os pobres, negros, brancos e pardos são “escravos” dessa sociedade capitalista impiedosa que não distribui renda, que remunera com baixos salários... Os empresários de hoje, representam os senhores de escravos de ontem; avalizados e estimulados por um desgoverno que privilegia uma minoria rica e atrasada que dita os rumos injustos da economia e da nação.

Diante deste histórico de injustiças, desigualdades e miséria é que as forças de resistência devem se conscientizar da luta pela construção de uma nova sociedade; um Brasil justo, digno, sem fome, desemprego, sem moradores de rua, sem corrupção e que as imensas riquezas do nosso brasil possam ser distribuídas ao povo brasileiro e que o racismo, o preconceito, a injustiça social sejam definitivamente banidos e varridos do nosso Brasil.

Os povos da África que vieram para o Brasil, além de sustentarem os ricos nos trouxeram tradições, cultura, palavras, gastronomia, danças, crenças e principalmente alegria de viver apesar de todas adversidades.

A consciência da juventude, do povo brasileiro necessita alimentar essa luta em prol da nossa negritude no sentido de repararmos as injustiças cometidas.

É com consciência que se transforma e nossa consciência negra necessita de atitudes, ações, mudanças de comportamentos transformações sociais e o entendimento e reconhecimento que o povo brasileiro sejam iguais em oportunidades. Assim é que faremos de nosso Brasil uma nação de irmãos.

Viva Zumbi!

Viva o Povo Brasileiro!

Viva a Consciência Negra!

 

                                           Francisco De Paula Lima Carvalho da Silva

 

Francisco de Paula L. C. da Silva
Enviado por Maria Loussa em 27/11/2021
Código do texto: T7395068
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.