Falsfaff de Verdi

O personagem Falstaff, criado por Willian Shakespeare, só é encontrado nos dramas históricos do dramaturgo inglês ou no terceiro volume das obras completas do autor (Editora Aguilar), considerado o homem mais importante do segundo milênio, Shakespeare tem no Falstaff o personagem mais boêmio e fanfarrão e inconveniente de toda a sua obra. Ladrão, libidinoso, mau caráter, na ópera de Verdi, facilmente encontrada no youtube, não são abordadas todas as peripécias do Falstaff, entre as omissões não há a citação das delinquências nas quais o Falstaff envolveu o Príncipe Hal, que se tornaria um dos reis Henrique, que, ao assumir o trono, puniu o ignóbil nobre sem ceder à chantagem de que no passado tinham cometidos delitos em comum. Verdi optou por dar voz aos dramas libidinosos do Falstaff, seu interesse por mulher casada, que fez seus criados Pistol e Bardolfo avisarem ao corno eventual, também nobre, sobre a ameaça de adultério, do qual, a assediada pelo nobre obeso e guloso faz piada, mandando mensagens de falso interesse, a fim de pregar uma peça no ignóbil personagem, dando ares de comédia ao drama histórico, por ser o Falstaff inspirado em personagem poderoso da nobreza britânica. Vaidoso, o Falstaff não lançava mão do dinheiro para conseguir seus prazeres sórdidos, como fazia Barba Azul, patrono dos assediadores, embora gastasse dinheiro em adegas e com mulheres que as frequentavam. Obviamente, há muitos canalhas encantadores na história da literatura universal, porém o Falstaff é um dos principais. Orson Welles também filmou o Falstaff, filme que tem no elenco Jeanne Moreau, desnecessário dizer que Welles filmou e atuou, não tanto quanto Alfred Hitchcock, em seus filmes e, grande conhecedor da obra de Shakespeare, naturalmente, incorporou, sem muito esforço por ser gordo, o Falstaff, sem dúvida, um dos personagens dramáticos mais incríveis, inclusive pela empatia que provoca nos leitores e no espectadores da peça, eivada de certa compaixão que se sente, embora, no fundo, o Falstaff não passe de um bom canalha.

Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 24/01/2022
Código do texto: T7436283
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.