EXISTE UM OCEANO ESPERANDO POR VOCÊ!

Existe inequivocamente um mundo de múltiplas possibilidades que espera por cada um de nós! Que anseia por nossa breve palavra, por nossa simples atitude! Contudo alguns de nós não saímos do lugar por passividade ou por mero medo! A maioria de nós tem potencial de águia em que nosso ambiente deveria ser indubitavelmente as alturas, mas permanece andando como galinhas onde o ambiente é raso, é apenas a terra. Ou seja, poderíamos voar muito mais alto, mas não o fazemos! Paulo Freire, educador brasileiro, dizia “que era pequeno, para poder crescer. Gente grande de verdade sabe que é pequena e, por isso, cresce. Gente muito pequena acha que já é grande e o único modo de ela crescer é infelizmente rebaixando os outros”.

Podemos dizer que o mundo é como um oceano! Lembro-me aqui da carpa que é um peixe de origem japonesa. Esse peixe, por vezes, é colocado para viver em um pequeno tanque onde não cresce mais do que cinco ou sete centímetros. Porém se essa mesma carpa fosse inserida em um lago, por exemplo, poderia crescer cerca de três vezes mais. Será que nós em nossa existência não estamos assim, vivendo como carpas em um pequeno tanque? Será que não estamos a viver como em um aquário, quando poderíamos transitar em um grande oceano e nos tornarmos muito mais? O filósofo, suíço, Jean Jacques Rosseau dizia “que o homem é produto do meio”. Em contrapartida, “fundamentalmente, somos, na verdade, um produto da escolha, não da natureza (genes) nem da criação (educação, meio)” é o que nos confia o escritor norte-americano, Stephen Covey. Por conseguinte nós estamos livres para estabelecer as fronteiras de nossos sonhos!

Em outra ceara, nos confessa ainda o pensador inglês, Beda, “que há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora.” Pode ser que tenhamos enfrentado desventuras em quaisquer fases da caminhada vital, o que implacavelmente faz parte do processo. Nesse sentido não podemos voltar e começar de novo, mas podemos, sim, recomeçar e fazer um novo fim, como nos expressa o estadista norte-americano, James R. Sherman. Portanto não devemos nos restringir ao ambiente criado para cada um de nós! Somos responsáveis por criar nosso próprio espaço! Quanto mais avançarmos, mais seremos mais nos desenvolveremos intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente; quanto mais nos recuarmos, é certo que menores ficaremos! Então a palavra de ordem é: ultrapasse limites, alargue suas tendas, amplie sua visão e conquiste tudo que seus olhos puderem alcançar!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 06/02/2022
Código do texto: T7446185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.