VIVER É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA?

Se um coração pulsa compreende-se que há vida! Lado outro estar vivo não quer dizer que saibamos viver! Para Fernando Pessoa, poeta português, certa vez disse “às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”. Contudo há quem diga que a vida pode ser bastante espinhosa. E quem pense que a existência deveria ser apenas um mar de rosas! O estadista, norte-americano, Benjamim Franklin, nos instrui que “viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como encaramos é que faz a diferença”. De fato podemos perceber que a caminhada se faz em meio a agitações e aprendizados. O provérbio popular nos afirma que os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender. Quem não compreende a lição que vem conecta aos problemas, não percebe a oportunidade que dali pode haver para um nível maior em mentalidade e em crescimento. Com esse entendimento, o fardo daqueles que se curvam em meio às adversidades se torna muito maior do que possa parecer. E é por isso que Albert Einstein, físico alemão, nos orienta que “os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos”.

De outro modo é relevante dizer que para modificarmos nossa atitude é preciso antes mudar nosso pensamento. De maneira que ao despertar do dia escolhamos estar em alto estral, de bem com a vida! Esse é o primeiro passo para fazermos um dia melhor e nos desenvolvermos bem em nossas ações diárias. Certo é que não haverá mudança em nossa atitude se apenas reagirmos aos imprevistos acontecimentos. Isto é, nos fazermos proativos perante as adversidades, antes mesmo que elas se apresentem, poderá nos levar a resultados diferentes e mais exitosos. Pois quando permanecemos somente a lamentar, clamamos de forma multiplicada por algo ruim. É por isso que agradecer se torna o avesso de reclamar. Quanto mais agradecemos, mais recebemos de bem em nossas vidas e nossa postura é potencializada ainda mais. O renomado escritor e cientista britânico, Stephen Hawking, nos relata que “precisamos ter atitude positiva e tirarmos o melhor da situação na qual nos encontramos”.

Vale lembrar que atitude é tudo e faz toda a diferença! Desse modo exteriorizamos nosso comportamento, demonstrando claramente nosso propósito. Sob esse ponto de vista destaca-se que escolhas andam lado a lado com a atitude. Para Sêneca, filósofo romano, “sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra alguém preparado”. Outrossim, é que “quem semeia vento, colhe tempestade nos ensina o provérbio popular”! Não podemos viver acreditando que o outro é quem pode resolver nossa vida. Tudo se faz no movimento, na antevisão, como nos assevera o filósofo grego, Heráclito. Então, assim como o estrategista chinês, Sunt Zu, nos descreve, que então “sejamos generais de nós mesmos, planejemos nossa jornada e marchemos em frente em busca da vitória”.