MEU TIO FEBUS

 

Leia também:

De como se nasce um escritor

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2645406

 

Não sei na família de vocês, mas na minha a galera gosta de morrer jovem. Quando digo jovem é uma idade próxima dos 80. Queira Deus que eu chegue a ser um octogenário, mas tirando pelo meu quadro de saúde aos 35...

 

Pois bem, você já sabe que o povo da minha família morre cedo, mas tem uns 3 ou 4 que estão se negando a morrer. Um deles é meu tio- avô Febus. Eu digo que é tio-avô mas não sei o grau de parentesco na verdade. Ele não é meu bisavô pois, 7 bisos já morreram restando só um biso materno, o biso Paulo Barbalho, outra pessoa na 4° ou 5° idade, gente finíssima, em sua cadeirinha e rodas, mas o cérebro de menino ( acho que deve ser o cigarro de palha, se tirar, tenho plena certeza que ele morre. NÃO MEXAM NO CIGARRO DE BISO PAULINHO!!!!!). Na verdade, ninguém sabe muito a história de tio Febus, nem mesmo biso Paulinho.

 

A certeza de que ele não é de outra familia e está perdido na nossa é o sobrenome que é igual ao de uma das minhas bisavós materna, bisa Cló: Skykowisk. Pronto. Só sabemos isso dele. Mas não é por nada. Parece que o resto da família tem receio de fazer muitas perguntas sobre ele e gera chateação atoa para um centenário.

 

Quantos anos ele tem? Já passou dos 100 há 7 anos. São 107 anos nas costas pelas minhas contas. E, pelo andar da carruagem, acho que fecha os 110 ou 120. O velho é tampa de chaleira. Todo lúcido. Contador de história, músico, escritor, professor aposentado de escola e Universidade ( mas não se deixa de ser professor nunca) militar, escapou por pouco de ir à Itália, mas foi ao Rio e à Natal, ficou por lá vigiando o mar. Apesar dos irmãos de tio Febus serem russos, inclusive minha bisa Cló, ele era o mais novo e nasceu aqui no Brasil, por isso serviu ao nosso exército. Ex-atleta de natação ( nesse caso é "ex mesmo devido o peso da idade, mas adotou o xadrez, sinuca, baralho e dominó para ocupar a mente.

 

Esse é o tio Febus. O encontrei na casa de minha mãe, estava lá de visita. Conversei pouco com ele, eu estava meio apressado. Mas, vou arrumar um tempinho e ir visatá-lo de novo. Contou-me que está morando em Maceió. Mas tem uns familiares em Campina Grande e em mais lugares. Tenho que vê-lo novamente, preciso!!!. Prometo ouvir todas as histórias e se der crônica, compartilho aqui com vocês.


Leia também:
Onde está o seu coração

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-cinema/7625192

 

Papo certo

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3194385

 

Reunião familiar

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2852623

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 12/12/2022
Reeditado em 29/12/2023
Código do texto: T7670134
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.