MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA

MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA

“É na República que, neste mesmo diapasão, Platão vai discutir mais sistematicamente a manifestação literária - sempre em seu lugar no quadro da cidade ideal. E ele o faz, como se diz desde então, dela "expulsando o poeta". (Raul Fiker).

A teoria literária nasce no contexto das preocupações platônicas com a forma ideal do Estado. E este nascimento é assinalado pela expulsão do poeta da República platônica. (Raul Fiker).

A literatura é o modo do discurso que se institui quando a recusa da mentira pura e simples da mímese poética leva à discussão sobre a verdade ...

Atualmente, além dos livros de crítica literária publicados por editoras e vendidos em livrarias, há a emergência da internet nesse campo, com a prática da escrita crítica em blogs e sites que se configuram como suportes de amplo alcance e disseminadores de temas diversos. (VXIII Congresso Internacional ABRALIC).

Escolas literárias:

Quinhentismo (de 1500 a 1601);

Barroco (de 1601 a 1768);

Arcadismo (de 1768 a 1808);

Período de Transição (de 1808 a 1836).

No século XVI, diversos viajantes europeus estiveram no Brasil e registraram suas impressões. Escreveram basicamente depoimentos e relatos de viagem que tinham por objetivo apresentar aos compatriotas um panorama do Novo Mundo. Concebidos sob a forma de cartas, tratados, diários e crônicas, esses textos são conhecidos como literatura de informação...

Hoje há uma diversidade muito grande de manifestações literárias com escritores, poetas, jornalistas, filósofos, produzindo textos sobre a História da sociedade, política, medicina, direito, justiça, família, religiosidade, geopolítica, segurança criminologia, e outros tantos aspectos, que formam o arcabouço literário nessas diversas manifestações.

Dou o meu testemunho nesse contexto, dizendo-lhes, sobre as minhas manifestações literatas, como jornalista, militar, teólogo, escritor e poeta, quando estou em franca produção de minha literatura sempre discorrendo-a em textos espirituais, políticos, sociais abrangendo as demandas da atualidade.

Manifesto-me, ora, apontando, ora julgando, ora detectando, ora informando, e, orientando meus seguidores com as opiniões e conceitos que busco sempre pesquisar e nortear com os princípio das verdade e da autenticidade das letras!

Minhas manifestações literárias sempre buscam ir ao encontro dos nossos leitores e naquilo que o consenso oportuniza! Por meio das crônicas, poemas, artigos, contos, etc... Desejo sempre manifestar-me sob os impulsos da razão, da ética e do respeito às opiniões públicas, que regem o pensar social.

Jose Alfredo – jornalista, escritor, poeta, teólogo.

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 03/02/2023
Código do texto: T7710645
Classificação de conteúdo: seguro