HOJE, SÓ GRATIDÃO PELA CAMINHADA PERCORRIDA.

 

 

O tempo passa, implacavelmente. Sem que percebamos. 

Nossa vida é uma caminhada, rumo até quando Deus quiser.

Nessa jornada enfrentamos alegrias, percalços, buscamos soluções , perseguimos metas com persistência até alcançá-las. Muitos desistem em meio ao caminho. Não foi o meu caso. Sempre corri  atrás da máquina, desde pequena. Lembro que queria aprender a tricotar como minha querida mãe ( hoje é aniversário de sua partida), e nesse intento , às escondidas, ia à busca de restos de lã em rolinhos que ela guardava e ia tentando, até desenvolver a aptidão, pedindo à ela e tias, orientação. Nos estudos, na busca da profissão, enfrentando muitos empecilhos ( iniciei como Auxiliar de Ensino nos anos 60, em meio ao pessoal já titulado, tinha cursado meio Magistério, casei, parei e  nas férias , por longos anos fui concluindo o Masgistério, os cursos universitários de Ciências e o de Matemática.  Fui galgando as escadas da carreira, cheguei a ter três turnos de atividades em três escolas diferentes. Estudava muito, me dedicava com esmero no ensino de Ciências e Matemática, mais tarde, Química. Ia conciliando a família com o trabalho. Dois filhos pequenos. Nada impediu, caminhando, de carona, ou mais tarde com um fusquinha, fui andando. Hoje aposentada, vivendo na praia a maior parte do ano, agradeço a Deus estas muitas décadas de vida, abençoados , que, amanhã , comemoro mais um ano. Voltando da caminhada ( hoje, sou preguiçosa), onde rezei agradecendo a Deus por tudo o que ele me proporcionou, pela força que me deu, pela proteção quando doente fiquei, várias vezes, mas sobrevivi. Aos 40 anos , resolvi ter o terceiro filho ( os dois primeiros já tinham 18 e 20 anos respectivamente, já na Universidade) convenci o marido e lá veio nosso caçula, hoje, trabalhando home office, comigo na praia, senão não poderia ficar aqui, sozinha. Ele, concursado do Poder Judiciário, com 15 anos de carreira, faz seu trabalho escolhendo seu horário ( sou viúva há onze anos).  Aposentada, posso viver tranquilamente, modestamente, como sempre vivi, sorrindo para quem encontro no caminho, de bem com a vida, procurando sempre ser melhor do que ontem, perdoando aos que tentaram puxar meu tapete ( nos anos 76 à 93) tive mandatos eletivos como Vereadora, tendo sido a primeira mulher do Município a romper a barreira, exerci a Presidência da Câmara por dois anos ( primeira mulher do Município também)  Fui por duas vezes Secretária M de Educação, o outro de Assistência social, atendi Idosos, as familias desamparadas, sempre com a força de meu esposo e o sangue nas veias de meu falecido Pai que foi também Vereador.  Vivi por muitos anos, buscando solucionar problemas para os menos favorecidos e trazendo divisas para o Município, nos Setores Educacional e Social.  Considero a minha vida, uma eterna aprendizagem na busca do bem estar da famíia e dos conterrâneos que vinham até minha pessoa, até para receber palavras de incentivo.  

Por quê resolvi escrever esta crônica, na volta da caminhada? Enquanto andava, na Avenida Beira Mar, na minha pequena mas aconchegante praia,  analisava os caminhos por onde passei desde a década de 80, quando iniciamos a casa de praia, filhos pequenos, muito trabalho e lutas. Revivi a trajetória destes oitenta e um anos de vida. Cronológica, porque não senti o tempo passar e sou jovem de espírito e mente.  Nesse sentido que hoje, não tenho palavras de gratidão para nosso Ser Superior, que nos acompanha sempre,  que acreditamos nele, em sua força, em seu poder. Hoje, só gratidão mesmo , pedir proteção em todos os passos de vida e que Deus permita a convivência com meus queridos filhos e netos, mais meus sete irmãos,meus amigos de ontem e de hoje, na maturidade .  A vida é uma dádiva, temos que cultivar bons pensamentos, não alimentar energias negativas, amar e perdoar. Assim seremos felizes físico e emocionalmente.

 

                                     (Sem revisão de texto, perdoem-me os Mestres_

 

                                                                 (Luiza Menin Manfredi)

                                                                          (lumah)

 

Recebo com carinho, as interações e agradeço.

 

                  Registrando , com emoção, o comentário do Mestre Fernando A Freire:

 

                                   Uma lição de vida. Muito bom, poder contar a própria história em plena lucidez. Professores, a quem considero mensageiros celestiais, aprendem muito com aqueles a quem ensinam. Levam vida simples porque interagem com esses seus discípulos e assimilam plenamente o sentido puro do Amor, o Bem, o Belo, a Luz e, essencialmente, a Verdade. Com absoluta certeza, todas essas virtudes induzem seus familiares e amigos a lhe considerarem um reluzente farol em seus caminhos. Também aprendi. Congratulações.

 

                            -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

 

                   Recebi a visita do nobre Poeta Antonio de Albuquerque, com um belo comentário, que agradeço e publico.

                   

                           Exemplar história de vida, como é bom chegar aos oitenta anos com saúde e contando suas  vitórias. Para mim você é um exemplo de vida, numa constante construção. Meus aplausos e minha gratidão pela vida exemplar. Fraterno abraço com votos de Luz e Paz em sua vida e dos que lhe cercam.

                           -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

                O caríssimo e sempre presente, Poeta Olavo, deixou seu comentário, ao qual agradeço.

 

                               A gente também tem que agradecer a sua presença querida Luiza, pela parceria 

literária e a amizade profícua que isso nos traz. Que Deus continue lhe protregendo e lhe trazendo para o

nosso convívio. Excelente mensagem. Parabéns e abraços fraternos.

                                                  .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

 

               O amigo Pedrão Cordelista, vizinho aqui da praia,  assim se manifestou. Obrigada             amigão.

 

                                  Magnífica sua biografia minha linda amiga, estou aqui aplaudindo sua linda trajetória, temos muitos pontos em comum, tb me aposentei no serviço público galguei vários cargos tb. desejo a vc toda luz e paz, que Deus continue te abençoando.

 

                                      -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-

                        O talentoso Poeta Eligio Moura, deixou esse lindo comentário. Agradecida.

 

                                           Bela crônica...Uma vida cheia de sabores e dissabores...Uma luta constante com vitórias e percalços...Mas vê-se uma disposição imensa em lutar.Parabéns.As vitórias alcançadas são a energia  da caminhada. Parabéns.

                              .-.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-

 

                         A talentosa Escritora Nana Gonçalves, abrilhantou minha página com esse comentário. Grata.

 

                                              Bela história de vida! Exemplo para muitos.Viver e não simplesmente passar pela vida vale muito a pena. Realmente a sua história me deixou emocionada. Parabéns pelo seu aniversário  e pela sua trajetória de vida, lutas e vitórias. Abraço.

                             -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

                      A nobre Poetisa Cleir,  agraciou-me com seu belo comentário:

 

                                      Que preciosa crônica! Muito motivadora pra todos nós e nos faz refletir. Parabéns por sua trajetória e que seja longa pois a vida continua eternamente. Parabéns pela força e coragem de mulher que sempre soube o que quer. Meu carinho sempre.

                                            -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

                               Do querido amigo Mestre Antônio Souza, esta gratificante participação.  

 

                                            Que legal! Uma bela trajetória já vivida e prenúncios ainda de muita vida feliz pela frente; é isso que acontece quando trabalhamos com afinco o nosso dia a dia; Deus abençoa quem cedo madruga, ou seja quem busca a cada dia dar o melhor de si para ter um futuro digno e confortável é dizer o que o apóstolo Paulo disse um dia: "Combati o bom combate, completei minha carreira, guardei a Fé". Que Deus continue abençoando você, seu filho que está consigo e toda sua família. Que sua praia esteja a cada dia sempre receptiva para suas caminhadas e meditações, além da linda visão do mar. Abraços meus querida amiga. Parabéns pelo aniversário neste e a tantos outros que virão.

Para o texto: HOJE, SÓ GRATIDÃO PELA CAMINHADA PERCORRIDA.

                                 -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

                   Do Mestre Zedio Alvarez,   também deixou seu comentário, gratificante.

 

                                            Boa tarde! Nobre amiga Poetisa. Que grande exemplar nos presenteaste contanto a sua história de vida. O seu vasto currículo de vida serve de exemplo para todos da sua família e tem o nosso aplauso, pelos seus gestos cativantes nesse nosso convívio Recantual. Que você continue nos brindando com as suas pérolas literárias de muita sapiência. Um grande abraço e que Deus continue lhe abençoando. .

 

                                         -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

                    O talentoso Poeta Dartagnan Ferraz, me agraciou com esse comentário:

 

                              Professora e Mestra Luiza, li, reli e treli sua brilhante narrativa de vida e, juro,

              fiquei impressionado e maravilhado com seu exemplo de guerreira, mestra é alguém que

             não tem medo de ser feliz. 

 

                                               -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..

 

                           Gratificante  participação do amigo Poeta BARRETT,  com este comentário:

 

                                        Uma pequena e bela autobiografia Lumah. Como sempre , escreves bonito em todos os temas, eu super adorei querida poeta, uma crônica perfeita, e sua foto embelezando mais ainda a página. 

 

                                      -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

                         A Mestra Juli Lima,  me presenteou com sua visita e deixou o comentário:   

  

                                                 Serenitude e autoconhecimento. Depois da tempestade a calmaria. Visceral  narrativa. Tb adoro caminhar pela areia, brincado de pique com a ondas... Bj poesia

 

                                              .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

 

                        O Mestre Jacó Filho , assim se manifestou.  Grata , Poeta amigo.

 

                               Maravilha plena mestra, uma trajetória de luz... Tem muito a nos ensinar... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...

                                               -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

                      Do amigo  Mestre , Poeta Olavo, deixou sua mensagem, a quem agradeço.

 

                                    Quando a gente lê algo assim querida Luiza, mas admiração temos de você. Você foi agraciada pelo que conquistou exatamente pela sua história de vida. Muitas vezes o sucesso vem na base de muita luta e persistência e isso eu vi aqui. Além de ficar feliz com a sua caminhada, fui também agraciado com o seu sorriso . Que Deus continue lhe entregando tudo de bom que você merece. Parabéns pra você e pela família que hoje lhe abraça. Excelente. Abraços poéticos.

                                          -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

                 O caro amigo Escritor, além mar, assim se expressou.  Agradeço muito.

 

                     Cara escritora lumah: Agora, parando para retrospectivar a sua vida, decerto sente orgulho pelo que conseguiu! Um percurso e tanto! O mundo precisa de mulheres assim, lutadoras, de garra. Os meus sinceros parabéns. 

 

                              .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..

                                        

            A carissima amiga Cristina Gaspar,  Escritora talentosa, agraciou-me com este                comentário:

 

Querida, você escreveu com os dedinhos que fogem de dentro do coração, pegam carona na alma saudosa, aterrissam na tela com coragem, vigor, amor, resiliência, orgulho e expõem a trajetória guerreira, com verdade...a sua verdade. A jovialidade da narrativa, combina perfeitamente com você, amei lhe conhecer mais um pouquinho, mas, dentro do peito já somos parceiras, a gente se entendeu logo de cara e, fico muito feliz com isso, parabéns pela vida plena e vitoriosa, bjs fraternos, obrigada por seu carinho e amizade, fique por Deus protegida.

                               .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

            Do querido amigo Mestre Ansilgus, com quem já participei de dueto em Cordel, essa gratificante mensagem/comentário.

 

Boa noite, cara Lumah. Vejo aqui uma trajetória de vida amplamente vitoriosa, porquanto você renunciou praticamente a todos os prazeres da vida para estudar e trabalhar até em 3 empregos. Eu entendo bem esse negócio, pois a minha vida não foi muito diferente! Lamento o fato de você ter perdido a sua mãe (e está fazendo aniversário, aumentando a saudade que mora no seu coração), que é a melhor coisa de nossas vidas. Parece até que estou vendo você montada no seu fusquinha, dando o máximo, de sorte a chegar aos empregos na hora exata, dando um exemplo aos demais professores, essa turma que é a responsável pela educação de grande parte da população brasileira....resumindo, sua vida é digna de ser copiada por qualquer senhora do bem...vou ficando por aqui com um abraço fraternal pela bela história e lindo texto...ansilgus (sem revisão)

                                   

                             -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

              Participação da talentosa Poetisa Adrisil, a quem admiro e agradeço o comentário.

 

                                    Parabéns pela sua linda jornada querida Lumah! Que você se mantenha sempre forte, com esses passos lindos, cheios de dignidade e talento de viver! Obrigada por nos presentear com tão bela crônica!

                                        -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-

 

              Caro amigo Poeta/Escritor, Miguel Carqueija, sua participação foi gratificante.

 

                                     Querida Luiza, que belezura de texto o seu, maravilhoso o seu currículo de pessoa séria e dedicada à família, estudo e trabalho. Amei saber sua biografia tão rica em serviço e experiência. Beijos no coração

 

                                  .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

                           Do amigo Poeta, Ivan o Terrível, mensagem comemorativa.  Obrigada

 

                                  DEUS TE MANTENHA MAIS 20 A 30 ANOS COM MUITA SAUDE E ESSA ALEGRIA DE VIVER MARAVILHOSA!!! FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

 

                                                       .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

                    Do talentoso Poeta amigo, Edimar Luz, esse belo comentário:

 

                               As histórias de vida são sempre cheias de recordações e emoções. Lembranças que ficarão eternamente gravadas no coração e na memória. Bela crônica, minha estimada amiga Lumah. Parabéns! Deus te abençoe sempre, minha amiga que eu muito admiro e respeito demais.  

 

                                         -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

lumah
Enviado por lumah em 27/06/2023
Reeditado em 11/07/2023
Código do texto: T7823893
Classificação de conteúdo: seguro