GROSSERIAS ELEGANTES

Demétrio Sena - Magé

Por mais "açúcar" que você use ao fazê-lo, jamais faça um convite a seja lá quem for, que esteja com alguém ao lado, para depois se dirigir ao outro e dizer que ele, se quiser ir, também pode. "Sinta-se convidado" é sinônimo sutil de "se você tiver a cara de pau...". Neste caso, nem se dirija ao outro... ou também o convide, mas com as mesmas palavras e alegria semelhante.

Em uma conversa com alguém, se você estiver ocupado(a) ou com pressa, em nenhuma circunstância diga para o seu interlocutor "ir falando", que você "ouve na medida do possível". Isso demonstra uma elegância petulante, ao ressaltar sua pretensa superioridade sobre com quem conversa. A menos que você queira mesmo ressaltar isso. Caso contrário, prefira dizer que não está disponível para conversar. Pode não soar muito elegante, mas é sincero.

E nunca; nunca mesmo, diga para uma pessoa que parece mais nova do que é, que ela "está conservada". Você não está falando com um objeto, um bem móvel nem imóvel, muito menos um produto alimentício industrializado. É uma pessoa. Prefira ser direto e dizer, com exatidão, que a pessoa não parece ter a idade que tem, se é que isso é necessário no contexto da conversa.

Há quem explique depois - ainda bem que alguns têm pelo menos esse bom senso -, que não teve a intenção de menosprezar, preterir ou ser deselegante. Mas quem é sempre sincero e simples (de fato, não por etiqueta) no que diz, nunca há de ferir alguém de formas tão óbvias, "sem querer".

... ... ...

#respeiteautorias Isso é lei

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 09/08/2023
Código do texto: T7857376
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.