A confissão expontânea de Amenpanufer

Fomos roubar os túmulos como é nosso hábito e encontramos o túmulo piramidal do rei Sobekemsaf, sendo este túmulo diferente das pirâmides e túmulos dos nobres que costumamos roubar. Pegamos nossas ferramentas de cobre e abrimos caminho para a pirâmide deste rei através de sua parte mais interna. Localizamos as câmaras subterrâneas e, pegando velas acesas, descemos.

Encontramos o deus deitado nos fundos de seu cemitério. E encontramos o cemitério da Rainha Nubkhaas, sua consorte, ao lado dele, protegido e guardado por gesso e coberto com escombros.

Abrimos seus sarcófagos e caixões e encontramos a nobre múmia do rei equipada com uma espada. Havia um grande número de amuletos e joias de ouro em seu pescoço e ele usava um capacete de ouro. A nobre múmia do rei era totalmente coberta de ouro e seus caixões eram decorados com ouro e prata por dentro e por fora e incrustados com pedras preciosas. Recolhemos o ouro que encontramos na múmia do deus incluindo os amuletos e jóias que estavam no seu pescoço. Ateamos fogo aos seus caixões.

Depois de alguns dias, os oficiais distritais de Tebas souberam que estávamos roubando no oeste e me prenderam e me encarceraram no gabinete do prefeito de Tebas. Peguei os vinte deben de ouro que representavam a minha parte e os entreguei a Khaemope, o escriba distrital do cais de desembarque de Tebas. Ele me liberou e eu me juntei aos meus colegas e eles me compensaram novamente com uma parte. E então adquiri o hábito de roubar os túmulos.

(Leuís, 256-257)