Já tomei muita cachaça nesta vida

Aluu! Inuugujaq meus 23 fiéis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui por meu alambique literário para ler crônicas etílicas. Ajuungila?

Já tomei muita cachaça nesta vida, mas agora só whisky 21 anos. Sim, nojento. Vou levar $ depois de morto? Não.

Tomava cachaça no inverno brasileiro, a azul de Santo Antônio da Patrulha, artesanal, direto do alambique. Depois dela, que é dificílima de conseguir não estando na cidade ou próximo, outra não bebo.

Aqui o pessoal bebe muito, é um país do frio. Alcoolismo é um sério problema social no país. Leio, ouço e vejo que os russos bebem muito no front ucraniano. Soldados estrangeiros que lutam lá pela Ucrânia relatam isso. País frio, é também da cultura dos caras, como aqui. E também pra afugentar o medo a chamar a coragem, pois aquilo tá um morticínio, quase meio milhão de pessoas já morreram em batalha.

Eu tomo whisky, o pessoal de Patrulha cachaça azul e os russos vodka. Italianos bebem vinho, franceses champanhe e alemães chope, por isso levaram uma sova na Segunda Guerra.

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

OBS - pela primeira vez, escrevi uma crônica no celular.

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 26/08/2023
Reeditado em 26/08/2023
Código do texto: T7870815
Classificação de conteúdo: seguro