O que é o 20 de Setembro gaúcho? Tuzes sabem?

 

Aluu! Iterluarit kumoorn meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez vem aqui no meu museu literário ler crônicas históricas. Ajuungila?

 

Diz um pensador gaúcho, do qual não recordo o nome agora, que a "Revolução" Farroupilha (1835 - 1845), na verdade, foi uma "revolta" que os gaúchos perderam, fingem que empataram e comemoram como se tivessem ganho na capital - Porto Alegre -, que ficou ao lado do Império. O cara diz também que ele pode dizer isso, porque é gaúcho, mas se outro o disser, ele briga com o cuera. Bom, eu não o estou dizendo, apenas repito o que ele disse, pois, se ele disse, quem são tuzes ou quem somos nozes para discordar, né?

 

Dizem também por lá que os farroupilhas traíram os negros escravos que lutaram ao seu lado, os tais Lanceiros Negros, na localidade de Porongos, pouco antes de assinarem sua rendição aos imperiais. O 20 de Setembro, mas precisamente, foi o primeiro dia da revolta/revolução, quando invadiram Porto Alegre, de onde os farroupilhas foram posteriormente corridos pra nunca mais voltar. Por outro lado, conquistaram parte de Santa Catarina, onde o italiano Garibaldi conheceu a catarina Anita, creio que tuzes conhecem essa história - se desconhecem, pesquisem no Google, que eu não sou professor de história, sou somente cronista.

 

Entretanto, se é verdade que perderam, também é verdade que, cultural e historicamente, venceram, pois hoje o 20 de Setembro é a data maior do Rio Grande do Sul, ainda mais que o Brasil posteriormente deixou de ser imperial e virou republicano. Realmente, perderam, mas venceram. Vá entender, mas são os fatos. Outro ponto: foi a única das revoltas do Império que não foi dizimada pelos "brasileiros" e durou dez anos, com armistício assinado na cidade local de Ponche Verde. É feriado "nacional" no Rio Grande do Sul, tem desfile de cavalaria e o escambou, é tipo um 7 de Setembro gaúcho, bem por aí, mas sem puxa saquismo de imperador, bem ao contrário: o "Império brasileiro" é o inimigo. Tanto que a bandeira da República de Piratini (farroupilha) e a gaúcha são idênticas, apenas a atual leva o brasão do Rio Grande do Sul, como tuzes podem ver nas imagens acima e abaixo.

 

Curti conhecer o Brasil pelo Sul, mais precisamente Porto Alegre, Rio Grande do Sul e as praias de Santa Catarina, como estudante. São Paulo, Minas, Bahia, Rio de Janeiro, só conheço de ouvir falar por lá. Lá tem o chamado Cone Sul, fronteira com Uruguay, Argentina e Paraguai (conhecem Foz do Iguaçú?). Passei por todos e até no Chile dei uma esticada, tudo bem perto. As melhores mulheres são as gaúchas, tanto que arrastei uma gringa de lá pra cá comigo e nunca me arrependi. Tem muito colono italiano (gringos) e alemão por lá, tem demais. Esses últimos inclusive o Império colocou pra lutar contra os Farrapos.

 

Bom, era isso, este genial e genioso Bacamarte que vos escreve é cultura, o segundo melhor e maior cronista do Recanto, depois do Dartanhão. E um cara humilde. E mentiroso. Sinceramente mentiroso. E brutal, como todo o cronista. Tuzes são uns privilegiados por me lerem, eis a verdade. Reconheçam!

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

----- * -----

 

 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

 

MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Ajuungila - Como estão?

Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - Bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.

Nozes - Todos, o plural de nós. Algo assim...
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Tuzes - Plural de tu.

Antônio Rollim Fernando de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 20/09/2023
Reeditado em 20/09/2023
Código do texto: T7890081
Classificação de conteúdo: seguro