O Natal é vermelho, amarelo e verde

 

Aluu! Inuugujaq meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez vem no meu presépio literário pra ler crônicas natalinas. Ajuungila?

 

Não esperem explicação da história e motivo das cores de Natal que sou cronista, não professor, historiador ou teólogo. Só sei que as cores do Natal são essas, como a gente pode ver nesses canais estadunidenses que passam 24 horas por dia filmes de Natal. E como tem filme de Natal, benzadeus!

 

Pelos menos por aqui, no Hemisfério Norte, as coisas não são Fake, a neve e frio são de verdade, mesmo que o Santa Claus, Papai Noel ou Papai Natal não o seja. Sempre achei engraçado o pessoal do Sul imitar essa cultura do frio, mesmo com o calor que faz por lá nessa época, agora passando dos 40 graus em alguns países. Pelo menos no Rio Grande do Sul, onde morei, as cores da bandeira são as mesmas do Natal, assim como em alguns países africanos.

 

Por outro lado, esse é o primeiro Natal em que darei presente para Jéssika Kristensen Bacamarte, a minha neta, Jéssika KB, como eu a chamo. Branquelinha danada, já anda e fala alguma coisa com 1 ano e quase 5 meses (faz aniversário 31 de julho), mas ainda não largou a fralda. Aliás, desconfio se o que ela fala quando me olha é cocô ou vovô, pois o enrolado que ela verbaliza permite múltiplas interpretações. Ah, ia esquecendo: ela vai ser poliglota, falará dinamarquês, kalaallisut, inglês, português e, desconfio, italiano, pois já vi a Louise tentando ensinar algumas palavras do dialeto usado pelos colonos lá no Sul do Brasil.

 

Agora pouco estava no Face e vi uma lembrança no perfil da Mary Rock, um coral natalino muito bom. Gostei bastante dele, principalmente duma loira gordinha e alta que estava com um blusão natalino azul e com um biscoito de Natal estampado. Sempre gostei de comer biscoito natalino. Vai ver a loira também gosta. Temos algo em comum, pelo visto, e poderíamos ter muito mais se eu ainda fosse solteiro. Alguns cantores estavam de vermelho, mas não vi amarelo e verde ali, isso que a Mary mora nos Estados Unidos.

 

Aqui a Louise se vestirá de Mamãe Noel novamente, pra Jéssika KB, assim como fazia antes pro Toninho Júnior. O presépio e a árvore já estão montados nas cores vermelho, amarelo e verde, à rigor, com José, Maria, Menino Jesus, Reis Magos e grande elenco. Meu cartão está meu bolso, bem seguro. Durmo com ele.

 

Um Feliz Natal para tuzes e para nozes, caros e caras colegas de letras do Recanto. Que o amor e a paz de Jesus esteja em seus corações.

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

---- * -----

 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

 

MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Ajuungila - Como estão?

Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - Bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.

Nozes - Todos, o plural de nós. Algo assim...
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Tuzes - Plural de tu.

Antônio Rollim Fernando de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 22/12/2023
Reeditado em 23/12/2023
Código do texto: T7959891
Classificação de conteúdo: seguro