Uma Melodia Redentora

Era por volta do ano de 2010, quando eu mantinha uma acolhedora tapiocaria em Icaraí, Caucaia, Ceará. Um espaço peculiar, repleto de livros, relíquias dignas de um museu, e um acervo musical vasto que tinha como base a nata da MPB e da música mundial. Brincava com os clientes dizendo que ali tinha de tudo, até tapioca e café.

Num desses dias especiais, um grupo de cinco pessoas, sendo quatro deles já amigos cativos, adentrou o espaço. A quinta figura era uma senhora elegante, movendo-se com graciosidade, apoiada em uma bengala. O ambiente estava imerso em uma atmosfera musical, com Chico, Caetano, Gil, Beatles, e tantos outros artistas ilustres embalando o local.

Contudo, a senhora, ligada à cultura do Ceará, fez um pedido que me pegou de surpresa: "Você pode tocar Edith Piaf?" Sentindo-me desarmado, percebi que não tinha nada da genial Piaf em meu repertório. Um "tudo bem" resignado veio dela, mas para mim, a situação estava longe de estar bem.

Decidi corrigir meu erro e, em um ou dois domingos seguintes, acrescentei as músicas de Edith Piaf ao nosso repertório. Foi a oportunidade perfeita para redimir meu pecado.

Em um dia tranquilo, com pouco movimento na tapiocaria, avistei a senhora chegando sozinha. Caminhava elegantemente com sua bengala, e agradeci aos céus pela chance de reparar meu equívoco. Posicionei-me estrategicamente, prontamente com "Non, Je Ne Regrette Rien" de Piaf na "agulha."

Quando ela adentrou, soltei a música. Seus olhos brilharam, a emoção invadiu seu ser, e eu, temeroso de que pudesse desfalecer, fiquei paralisado. A mulher, ao contrário, apenas sentou, ouviu algumas músicas, levantou-se, acenou levemente com a cabeça e partiu.

A experiência foi marcante, daquelas que se gravam na memória para sempre. A senhora veio apenas para receber o que tinha ficado faltando. Sem palavras, sem pedir nada. Apenas a gratidão nos olhos, que agora refletiam as águas silenciosas de um mar de emoções.

Assim, com a alma lavada, percebi que, ao fazer com que mais um cliente saísse satisfeito, havia acrescentado um capítulo significativo às minhas memórias.

Parça: CG

jrogeriobr
Enviado por jrogeriobr em 23/01/2024
Código do texto: T7983048
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.