Pequeno, seco e solitário

Do professor exigem conhecimento e vida afável. Além de atualização constante, releituras. Portanto, o código de Hamurábi não é tão somente o conjunto de leis públicas, mas referência de utilização para o próprio Hamurábi e seu séquito. Nossa ignorância infinita foi declarada pelo Eduardo Bueno por deixar todos a uma discussão em que só alguns palavrões definem a verdade. Em cada geração há muita renovação e pouca essência.

Entristecido com verdades históricas, o velho professor cai em depressão. Afunda de tão navegável em rápida síntese: O pequenino saldo não cura doença grave. Nesses episódios iniciais o sistema não é feito pelo interesse de médico humanista e, sim, pelo lucro de médico imediato.

Seco de interesses vivo em casa. Desalumiado em pleno verão porque o riacho podre continuará apodrecendo, a agricultura continuará exportando, a cidade rica continuará sendo pobre. As máquinas desempregaram os homens que já eram pobres. Os indivíduos pequeninos continuarão com sede de glória eleitoral.

Pela manhã fico em casa lavrando lembranças.

Vou até a churrasqueira aposentada. Relembro do professor Alfredo declarando: eu fujo de churrasco! Resumo raro construído pela sua personalidade de alta loquacidade. Aliás, a loquacidade faz parte da profissão. Alguns exageram desconhecendo duas coisas: o outro e o ponto final. Não era o caso do colega, bastante ponderado, posto que, para falar de uma hortênsia, nos remetia ao parque inteiro. Por ser o mais idoso, era experimentado conhecedor da vida institucional, esta mesma vidinha que míngua a categoria, até secar como planta sem água. Planta de contracheque.

Minha surpresa na churrasqueira foi encontrar um morcego.

Estava lá, quieto, dependurado e fechado em largas asas de capa. Lembrava o velho guarda-chuva de professor do qual desejamos nos esquivar, mesmo não sendo pessoa desagradável; todavia por medo de perceber que o nosso desconhecimento de um mundo visível demais para ele, é obscuro demais para nós.

Busquei então a secretaria ligada ao controle sanitário. Muito embora os riachos continuem apodrecendo, há departamento específico para zoonoses, viroses e outras porcarias pegajentas. (Eu devia escrever “pegajosas”, mas encontrei no Thomas Mann “pegajentas”). Disseram que tudo convergia para um atendimento não imediato. De todas as maneiras teria que esperar. Dilatado os dias quando chegasse o pessoal do departamento, ele teria sumido do mesmo modo como havia entrado; misteriosamente.

Enquanto não vinham era entretenimento garantido. Corriam os dias e o mamífero voador continuava lá, imóvel, dependurado na coluna da churrasqueira morta.

Então eles chegaram, subiram numa escada, pegaram o pobre bicho, pequeno, seco, e solitário, puseram-no num vidro e o levaram embora.

29/02/2024