PALAVRA, UM DIZER QUE ORIENTA II

Palavra, um dizer que orienta II

Temos que empregá-la corretamente, sem deixar dúvidas. O que acontece é que às vezes por estarmos conversando com pessoas sem conhecimento de nossa escrita cometemos gafes, utilizando palavras que para elas não fazem sentido prático e lógico. Ser consciente, essa a palavra que as orientará, vocabulário simples e expressivo, correto e lógico. Tudo depende com quem conversamos, do momento que falamos, da situação que queremos expressar e conseqüentemente expressamos.

Mas você é quem sabe, se quer me ouvir, entender, você quem sabe. No nosso dia-a-dia falamos muito, até demais, a maioria das coisas à toa, não precisaríamos falar metade do que dizemos para exprimir o que sentimos e o que precisamos comentar. De tal modo, ficaria sem graça, porque somos feitos assim, e a forma que escolhemos fazemos todos os dias desde que nascemos.

Utilizar as mesmas palavras habitualmente de forma repetida, principalmente com as mesmas pessoas nos torna maçantes, o pior não é isso. O pior é ouvir uma pessoa dizer que você é maçante, quer coisa pior? Para isso temos que saber o que usamos, assistir a jornais é uma boa, ler revistas de vez em quando, também. Coisas assim levam nossos ouvintes a nos procurar sempre, seja para nos escutar, ou simplesmente estar a nosso lado.

A palavra é um dizer que nos orienta, de tal modo que sem ela ficamos perdidos, sem expressar o que desejamos, tem que ser dita de forma receptiva, nos ajudando a pedir ou ofertar algo. Além de nos orientar é importante para nos ensinar, a mudar, a viver...

Mateus

05 / 09 / 05

mateusveiga@yahoo.com.br