Eles sabem que estão mortos

 

Aluu! Inuugujaq meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez dão as caras no meu deserto literário pra ler crônicas de guerra. Ajudungila?

 

Estão todos mortos e sabem que estão. Permanecem ali, cativos, almas tanto penadas quanto apenadas, vagando em círculo pelas areias do deserto, vindos do oceano, lutando pela morte. Não há nada nem ninguém ali, somente seus ossos e os destroços. Não existem esperanças para os mortos que jazem e vagam esquecidos no deserto, exceto a graça do fim da sede e da insolação. Inexistem para o mundo, embora existam nele.

 

O deserto é mais cruel do que o oceano, pois é algoz mais paciente e sádico. Se é verdade que "é doce morrer no mar, nas águas verdes do mar", no deserto não há poesia alguma que sublime artisticamente a dor, Caymmi. O sofrimento galopa cada vez mais rápido. Eles agora sabem disso, em seu umbral terreno. Anos e anos de monotonia espiritual. Pode até ser verdade que "o deserto é Deus sem os homens", mas eles não viram Deus ali até o momento, Quintana.

 

O sol resseca o corpo e a alma; o oceano soterra de vida, já que água é vida. Logo, no deserto, morre-se por falta de si; no oceano, por overdose de si. Variações do mesmo tema, com idêntico final. As almas vagam entre seus ossos e os destroços do Lady be good - o pássaro guerreiro de metal que se perdeu sobre o mar e foi cegado pela tempestade de areia, levando à tétrica sina de charque seus nove filhos.

 

(PS - Ontem vi um filme muito bom de 1970, O único sobrevivente, que se baseia numa história real de 1943, ocorrida durante a II Guerra Mundial. Pesquisem pelo filme e por Lady be good no Google, se tiverem curiosidade.)

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

---- * -----

 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

 

MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Ajuungila - Como estão?

Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - Bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.

Nozes - Tuzes+Eu=Nozes.
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Tuzes - Plural de tu.

 

Antonio Fernando Rollim de Braga Bacamarte