ATUALIZE-SE POIS TUDO VAI MUDAR

A primeira vez que eu me vi diante de um computador 100% meu, foi no início regular da existência popular da internet em 1996; o meu computador na época era um 486 com monitor de 14 polegadas colorido, que era um luxo para a época. Eu lembro dos disquetes flexíveis de 1.2 Mb e enormes, o high disc de 4.3 giga bytes e uma eternidade para se conectar a internet com direito a chiados e outros triques, através da linha telefônica que fazia uma ligação local caríssima para o provedor de acesso.

Naquela época eu comprei o “dinossauro” 486 da Itautec por algo em torno de U$ 1.500,00 divididos em 24 suaves parcelas com cheque. Era uma novidade e todos os meus amigos iam a minha casa para ver as páginas da “playboy” ou ler algum jornal pioneiro que disponibilizava seu conteúdo na rede. Outra novidade eram as cartas que mandávamos para os outros sem precisar ir aos Correios, os e-mails. Para enlouquecer a cabeça, existiam uns scripts que permitiam que milhares de pessoas fizessem rodas de bate papo, sem direito a vídeo ou áudio, mas era o máximo. O mais famoso script virtual foi o MIRC que, aliás, me fez conhecer a Dra. Denise Uchoa nos Estados Unidos e visita-la meses depois. Naquela época, para um leigo como eu, ver a foto da outra pessoa, somente pela velha e tradicional Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Buscador de internet era o Cadê (que hoje é propriedade do Yahoo); e-mail sério era o Hotmail, mas tinha também o Zip Mail e o Zaz, que eram gratuitos; provedor era o Uol, Zaz (que virou Terra) e os jurássicos Aol e Mandic; quem mandava no pedaço dos navegadores era o Internet Explorer e o Navigator, a briga era feia entre os dois.

Mas como tudo na vida muda, a informática tratou de crescer tanto que as mudanças não eram sentidas pelos usuários e tudo, desde máquinas até os programas, mudaram numa velocidade enorme e muito de tudo isso que eu citei já nem existe mais ou anda esquecido num canto qualquer de algum provedor arcaico; outros, trataram de acompanhar as mudanças e resolveram investir pesado, mas põe pesado nisso, para disputar a preferência de todos.

Em poucos anos, os computadores que existiam na época que eu comprei o meu 486 já nem funcionavam mais com os mesmos aplicativos. Linguagens técnicas como Basic I, Basic II e Cobol, dizem que ainda existem e que são à base de muitos programas atuais, mas o fato é que eu já não ouço falar delas há pelo menos 10 anos. Hoje, o barato da rede são as linguagens modernas como java e flash. De tudo que eu conheci no passado, a única coisa que eu lembro não ter sofrido mudança foi a maneira de acessar páginas, que sempre começaram com “http://www”, o restante, tudo mudou.

Eu não consigo entender como ainda existem pessoas civilizadas hoje que não tenham um e-mail ou que não acesse a sua conta corrente por meio de um computador qualquer. Eu faço tudo isso de meu celular, um moderno smartphone, barato e faz quase tudo que um PC faz.

Depois dos anos 2000, o salto tecnológico foi tão estrondoso que foi ouvido há milhares de anos luz da terra. Brincadeiras de crianças viraram empresas muito mais caras do que a Petrobrás e gigantes do mundo de telecomunicações que imaginaram que comprariam o mundo, depois da popularização da internet, ajoelharam-se diante de sonhos megalomaníacos.

As empresas gigantes de telecomunicações pensaram erroneamente que seus milhões de dólares em caixa e seus engenheiros formados nas melhores universidades, fossem conseguir abarcar este mercado idem milionário e que projetava (e o fez) puxar para si a maior legião de apaixonados de todos os tempos, mas esqueceram de estudar primeiro o verdadeiro mercado que a internet e seus componentes atacariam com mais violência, os jovens.

O que as grandes empresas pensaram é que os sistemas e máquinas fossem ficar a serviço apenas das outras grandes empresas, os bancos, indústrias e enormes companhias que dominam a maior parte do dinheiro mundial, mas com a agressiva popularização dos meios de informática, quem mais se destacou foram os usuários comuns, que compram dia pós dia, mais e mais computadores e buscam cada vez mais uma tecnologia simplificada que seja capaz de tornar as suas vidas mais prazerosas e menos burocráticas. E quem melhor, se não eles próprios, os jovens, para dizer e idealizar os seus anseios e ditarem as novas tendências?

E foi desta forma que tudo começou a mudar e tomar um rumo fora dos ventos naturais e o que era uma simples brincadeira de adolescente, virou um império milionário que alimenta milhares de pessoas e azem sucesso e milhares de lares e empresas. Surgiram os comunicadores simplificados como o MSN da Microsoft e logo o Navigator ficou em coma profundo e se mantém até hoje, dando lugar ao consagrado IE e alimentando a existência de um sistema moderno e quase invulnerável que ganha adeptos todos os dias, por ser bom e gratuito, como o Fire Fox.

Surge também o bicho papão Google, que também surgiu depois de experimentos entre jovens e hoje é a maior febre mundial para quase todos os aplicativos comuns da internet. Tudo isso sem ter que ninguém pagar nada pelo seu uso, mas com a incrível popularização, estas empresas ganharam milhões de usuários viciados, que acabam consumindo todas as marcas que apareçam nestas páginas. E para que marcas apareçam em locais muito freqüentados, precisam pagar fortunas; o que é justo, muito justo, justíssimo!

A Microsoft é líder absoluta em sistemas comerciais como o popular e pirateado Office e possui ainda liderança absoluta em sistemas operacionais, mas esta liderança está cada vez mais ameaçada por quem já foi pequenina até outro dia e hoje projeta um império absolutista como o Linux e o próprio Google. Estes dois nomes são os maiores fantasmas na vida do arquibilhardário Bill Gates. Apenas por curiosidade, se a Microsoft e o Google estivessem a venda e alguém quisesse comprá-las, juntas, não haveria dinheiro físico, mesmo que reuníssemos todas as cédulas do mundo, capazes de pagá-las, segundo a Nasdaq, que faz corretagem de ações de empresas de tecnologia nos Estados Unidos da América.

Hoje, é quase uma regra, que todo computador use o buscador Google para pesquisas na internet e o que era para ser um mecanismo de busca, transformou-se numa ferramenta imprescindível para quem navega e se programa através da rede mundial de computadores. O Google possui pelo menos 16 ferramentas tão populares quanto a Bíblia Sagrada no mundo virtual e isso a deixa como líder neste segmento. Pelo volume de investimento que a empresa faz em novas tecnologias, tendências, estudos e aquisições de tudo novo e bom que começa, pelo visto esta liderança demorará mais 100 anos.

Veja a lista de aplicativos que o Google disponibiliza e o que cada um faz muito bem feito:

01 – E-mail – O Gmail já é o maior do que Hotmail e Yahoo juntos. Quem escolher o Gmail como mecanismo de mensagens pode ficar tranqüilo que os 3 GB permitidos de armazenamento demorará uns 5 anos para encher, isso se você receber muitos arquivos pesados.

02 – Google Search – O buscador do Google é líder absoluto e ninguém consegue ameaça-los. Para cada 100 usuários de língua latina, 89 usam o Google Search para efetuar pesquisas.

03 – Google Calendário – Quem não se lembra do chato e medíocre Elefante na década de 90 que prometia ser a sua agenda virtual? O elefante incomodou tanto que ficou em coma profundo e deu lugar ao moderno, eficaz e leve Google Calendário. Ele desempenha fielmente todas as características de uma excelente agenda e dispara lembretes onde você quiser, até no celular para fazê-lo lembrar.

04 – Google Books – Para quem deseja ler um livro, qualquer livro, inclusive acervos de bibliotecas importantes como a de Nova Iorque, sem ter que sair de casa ou pagar absolutamente nada.

05 – Google Textos e Planilhas – Por um programa simples e remoto você disponibiliza textos e planilhas para qualquer pessoa, sem ter que carregar memórias extras como Pen Drives.

06 – Google Mapas – Esta foi a maior facada no mercado de GPS e quem pretendia ganhar dinheiro fácil pelos aparelhinhos rastreadores. O Google traça qualquer rota, seja da minha casa até a Muralha da China, num ambiente simplificado e grátis. Já é um dos maiores sucesso nas empresas de transportes e turismo do mundo inteiro. Os mapas são nítidos e podem ser impressos.

07 – Google Talk – É difícil desbancar o MSN, mas o tímido Talk já apronta um ataque em breve para ganhar adeptos. Atrás do MSN ainda tem o ICQ que insiste em sobreviver e o Yahoo Messenger e logo em seguida já está o Talk.

08 – Google Grupos – Também ainda não conseguiu a liderança, pelo menos no Brasil. O Grupos.com.br por ser mais velho, conseguiu manter-se por causa de seu acervo de grupos de discussões. Yahoo e Hotmail também estão no páreo, mas o Google chega logo em seguida.

09 – Orkut – A página de relacionamentos que emplacou no Brasil, já possui liderança no resto do planeta. Milhares de outras surgiram depois dela, mas depois que o Google a comprou por milhares de milhões de dólares o carinhoso e perigoso “iorgute”, como é chamada, lidera absoluta nas cabeças de quem deseja expandir suas amizades.

10 – Google Earth – Se você instalar o Earth em seu computador, terá fotografias aéreas de 80% do mundo com uma nitidez de impressionar até os olhos da Nasa, que, aliás, tratou de lançar um programa similar, mas que ainda não deu certo. Imagine o todo poderoso Governo dos EUA tendo que ajoelhar-se diante do Google?

Continua na próxima crônica.

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br