Meu computador é analfabeto?

Desde janeiro de 2008 que os computadores do Brasil, Portugal e outras comunidades onde o português é falado, quando passou a vigorar o tratado de “ortografia unificada”, estão analfabetos! Fazem correção automática, por exemplo, de abençoo colocando nesta palavra o “chapéuzinnho”. As paroxítonas terminadas em "o" duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", escreveremos "abençoo", "enjoo" e "voo".

Depois da língua inglesa e a espanhola, a portuguesa é a mais falada no ocidente. O fato de ter duas maneiras de escrever atrapalhava a divulgação do idioma. A unificação ajuda em traduções de eventos internacionais, facilitara certificações em exames estrangeiros, fará um e outro país de língua portuguesa a se igualarem na escrita. Será?

Com as correções acertadas no tratado será alterado 1,6% do vocabulário de Portugal, enquanto no Brasil as alterações serão bem menor: Apenas 0,45% das palavras terão a escrita mudada, o que não influirá nas pronúncias típicas de cada país. Assim como os computadores, muitos, ou quase todos nós teremos que aprender novamente a escrever. Para mim tanto faz, pois creio que certo ou errado continuarei fazer-me entender. Fazer-me está errado ou certo? Afinal mudam-se as normas para o uso do hífen!

Doravante não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando

correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem". Creem os senhores que nos adaptaremos facilmente? E os casos de dupla grafia para fazer diferenciação? A exemplo o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos".

Desaparece completamente o trema, e não trema o escritor se tiver que escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio mesmo que apareça uma linha vermelha gerada no seu computador. O nosso alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de "k", "w" e "y", o que na prática acontecia. O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição). Agora não haverá quem diga que é semi-analfabeto, será semianalfabeto!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quantos de nós teremos dúvidas, duvidas?