DEIXANDO MARCAS


As pessoas naturalmente revelam uma enorme influência sobre a família, na sociedade e entre as nações.
Todos os indivíduos possuem marcas positivas e marcas negativas. A marca está diretamente associada à influência que alguém exerce sobre outrem.
Claro que estamos falando de marcas humanas ou marcas de personalidade. A marca representa simbolicamente cada pessoa, qualquer que seja, algo que permite identificá-la de modo imediato como, por exemplo, a presença, uma atitude, até uma simples palavra pode referir uma marca.
A marca que fica é a que você quer deixar.
A sua marca torna-se definida ao longo de sua vida ou de sua carreira. Ela é o resultado de seus movimentos, de suas ações.
Tal como nos conceitos de marketing, define-se uma marca sólida quando ela é reconhecida, lembrada, sobretudo quando está relacionada com a definição de ser e fazer. Como ser humano cada indivíduo também tem um caminho a construir. A sua marca pessoal é construída pelo resultado de suas atitudes. Sejam quais forem, elas avalizam o reconhecimento de que você é o que diz ser e faz o que diz fazer.
Nada é mais verdadeiro que a sua atitude e esta é a que é identificada e lembrada, relacionando você a fatos, a circunstâncias e aos contextos. Portanto não é possível que você se venda como algo que não é. Porque a verdade, mais cedo ou mais tarde, vem à tona.
A marca que você quer deixar é o conjunto do que você é, faz e vive.
No mundo dos negócios, a marca pessoal é extremamente importante. Porque se você quer ser classificado como quem “faz a diferença”, e não ser apenas mais um, a única forma é você ser o que é e fazer o que diz que faz.
Sabe-se que nenhuma pessoa é igual a outra. Assim, ninguém precisa querer ser o que não é. Cada indivíduo é único. E é claro, que cada um tem habilidade e conhecimento em alguma área que o faz ser único.
Não é bom que alguém imite, nem deve seguir tendências. Cada um deve ser o que é realmente, refletindo e se posicionando. Você fará valer a sua marca sendo conhecido pelo que você tem de melhor: sendo você mesmo. O reconhecimento acontece naturalmente, quando todos perceberem que você é você.
Marque você mesmo o seu caminho.
O que você está fazendo para mudar o futuro, pelo menos a sua época?
Não estou falando de algo egoísta á curto prazo que existe nas empresas, nas comunidades, livros de auto-ajuda, palestras vazias, etc. Quero me referir a fatos, eventos marcantes, algo que seja relevante que promova mudança, enfim, algo que fique na lembrança, algo que seja referência e os outros tenha em reverência. Muitos homens e mulheres viveram há milhares de anos e continuam a influenciar as pessoas até hoje.
Não precisa pressa. Muitos deles levaram muitos anos para concluir sua obra, mas deixaram sua marca na História.
E você?
Quais são seus planos?
Quem sabe não emergirá nesta geração um político que mudará, positivamente, o destino deste país ou um cientista que possa mudar os rumos da globalização, um médico que irá descobrir a cura de muitas doenças como o Câncer, Alzheimer, Parkinson e outras enfermidades que acometem a Humanidade.
Não é estritamente necessário que todos sejam expoentes, e nem fique achando tudo muito difícil. Pode-se começar com atitudes simples como plantar uma árvore, reflorestar uma área devastada, ajudar a construir uma escola ou creche, ministrar uma aula em uma escola carente, uma palavra amiga, enfim qualquer ação que possa melhorar a vida das pessoas mesmo depois que você tiver ido embora a algum tempo. Vivendo com excelência, você deixará a marca das suas pegadas na passagem por essa vida.

“Um homem terá pelo menos dado a partida para a descoberta do sentido da vida humana quando começar a plantar árvores frondosas sob as quais sabe muito bem que jamais se sentará.” - D. Elton Trueblood.

São muitos os tipos de marcas que caracterizam as pessoas. Poderíamos citar algumas tais como: Bondade, qualidade das pessoas que são boas e é um complemento para a beleza; sabedoria é uma virtude que vale mais que qualquer riqueza, o sábio tem sempre uma palavra de equilíbrio; gratidão, a pessoa agradecida demonstra conhecer quem é Deus e o que Ele tem feito. Uma atitude de gratidão proporciona ao coração incontáveis bênçãos e pode se transformar em um canal de bênção para outros.
Muitos, senão todos ao passar por esta vida deixam suas marcas com maior ou menor impacto e intensidade, seja na família, na vida profissional, como líderes, como políticos, etc. Alguns defeitos podem transformar em qualidades e vice-versa dependendo do ponto de vista. Já me deparei criticando outros cujas características também eram minhas. Isso me fez auto avaliar e mudar.
A marca da personalidade das pessoas sempre está sendo exposta e isso leva algumas pessoas a admirá-la ou criticá-la. Ela é um bem mais intangível do que tangível dada sua profundidade de ser. Apesar de se revelar externamente, ela tem características que vêm do interior, isto é, o gosto, a vontade, o poder de decisão, o modo particular de ser inerente a cada um. A maneira de ser depende de sua marca própria, ou seja, o que você escolheu ser. Se alguém irreverente passa a ser muito correto, ou se alguém que ache tudo bonitinho passe a achar tudo feio e ainda uma pessoa altamente religiosa passe a viver de forma cética, com certeza elas não teriam o mesmo encanto, não seriam observadas como antes. Isto mostra que não podemos mudar a nossa maneira natural de ser, pois estaríamos mudando a nossa marca.
É certo que nem sempre estamos satisfeitos com as nossas marcas. Creio que elas podem ser mudadas para elevar a auto-estima, mas elas fazem de cada indivíduo um ser único. Cada um tem o seu jeito de ser e esse seu jeito compõe a sua personalidade. Não podemos agradar a todos. Ninguém é só bom, como também não é só mau.
Antes de planejar sua marca própria procure descobrir o que você quer e onde quer chegar. Os escritores ao escrever seus textos seguem um passo a passo para criar e registrar sua marca, definindo os seguintes aspectos: Posicionamento e Segmentação. O posicionamento diz respeito ao preço e qualidade de sua obra, enquanto a segmentação refere ao público que ele quer atingir. Com esses princípios você saberá colocar sua obra no mercado, investindo para ter sucesso.
Podemos dizer que o maior ativo de qualquer empreendedor é a sua marca. De acordo com os valores e princípios das pessoas fazem com que a sua marca tenha espírito e tenha vida.
Além dessas modalidades o escritor tem o seu estilo, que é algo de grande importância, de agradabilidade ao seu leitor. Tudo está relacionado. Um bem não vive sem o outro. Todos são bens intangíveis, marcas fortes que fazem parte de sua construção, poder de espaço e valor.
Que marca você tem deixado?
Como você a definiria?
Poderíamos definir a marca como um nome, termo, sinal, símbolo ou design, características, combinação deles e/ou importante fonte de diferenciação entre os indivíduos.
Relacionar bem é uma grande arte. Uma grande maioria precisaria estar experimentando essa arte, ou essa marca, o que facilitaria o convívio dos seres humanos e solução de muitas situações conflitivas. É lamentável mencionar que uma marca tem sido muito evidenciada, é o egoísmo. O interesse próprio motivado pela falta de calor humano, tem gerado muitos desajustes sociais.
O bom relacionamento melhora qualquer tipo de marca.