Coca-Cola, Avon e uma suspeita

Coca-Cola e Avon marcas que, segundo elas, são líderes em suas áreas, lançaram em conjunto a promoção "Beleza em Dobro", que dizem ter permitido a milhões de consumidoras a adquirir kits com produtos de beleza Avon e tigelas exclusivas com decoração Coca-Cola. Isto foi no ano de 2006, e o engraçado que minha visita como jornalista e convidado para almoços nem nas residências de um bocado de “comadres” confesso nunca ter visto as tais tigelas, pelo menos aqui no Sertão! Mas não tenho nada a reclamar já que em nada me feriu ou prejudicou as ausências das tigelas. Ou eram feias ou os consumidores de minha cidade são alheios a tais promoções!

No ano de 2007 a promoção foi outra, os baixinhos fora o alvo, motivados a torrar a paciência dos pais para que “ganhassem” um copão, mas como nunca o vi sei lá se é grande mesmo! Para isto enchi minha geladeira de Coca-Cola, quando melhor e mais saudável é um suco de frutas, e junto com as tais tampinhas reservei R$ 7,50 para cada promoção. São duas filhas das quais sou “papai-vovô coruja”, Eu tenho 60 e minhas filhas 11 e 07 anos, são meus xodós de fim de vida!

Nos supermercados, soando com propaganda enganosa, ainda rolam “tampinhas premidas”, mas não há nenhum vistoso aviso que acabou tal promoção. A Coca-Cola empresa que há 65 anos está no mercado ainda não aprendeu que entre o consumidor passivo, para o qual tudo está bem, existem os chatos iguais a mim. Chatos porque não admitem ser enganados. A Avon está no Brasil há 48 anos e não sentiu que em certos casos nem tudo é perfumado!

As empresas se dizem gigantes, mas esquecem que o pequeno Davi derrotou o gigante Golias, desde ai gigantismo não mete medo. E então o protesto deste “Jornalista do Sertão”, cujo título recentemente foi ratificado por uma Universidade de Londres, Inglaterra, sem que isso o fizesse se achar grande a ponto de sair deste Sertão, ou ser “gigante” em terras de pessoa comuns, boas e de iguais alegrias e sofrimentos. Afinal na morte o Ernest Neville Isdell ou Andrea Jung, respectivamente os maiores da Coca-Cola e da Avon, serão iguais a minha (só diferente o sepultamento), iguais aos menores acionistas destas empresas e tão igual a qualquer sertanejo, os quais devem através das promoções e propagandas serem respeitados em vida.

Minhas filhas, antes do término da promoção no dia 05 de dezembro beberam Coca-Cola, guardaram tampinhas, me pediram dinheiro para dois kits (é quantia pequena, mas é suor do meu trabalho), procuraram a revendedora da Avon, foram informadas que estavam pedidos os kits da promoção, entrou a primeira quinzena do mês natalino e nada! Reclamei por e-mails e telefonemas, e das empresas me telefonaram, mandaram correspondências eletrônicas, ficaram de me mandar boletos para o pagamento de R$ 15,00 para que houvesse o envio dos kits, canecas e colônias que devem ser tão iguais as compradas no camelô. O tal boleto deve estar preso em algum tubo por onde passa a Internet, pois aqui não chegou.

Hoje, dia 16, recebo um correio eletrônico avisando que eu deveria ter pago tal boleto via banco, que nem sei qual, até o dia 12 de janeiro, no sábado ultimo (contas bancárias vencem no sábado?) no banco o tal boleto que nunca chegou. Quem mente a atendente, ou o marketing todo? Eis a minha dúvida. Por que eu haveria de dar o cano em R$ 15,00? Que mandassem um simples número de conta bancária e o valor (conduzido por um Carro Forte) já estaria por lá, mesmo que eu o perdesse. Pois em mim vem a suspeita de que eles não têm interesse no Sertão ou cumprir a palavra das atendentes, nem dizendo que vou para o Juizado de Defesa ao Consumidor, não pelo valor que pago nas regras da promoção, mas pelo respeito ao cidadão!